Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Associao apura atletas para o nacional

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 26 de Março, 2014

O secretrio-geral da Associao dos Desportos Individuais da Hula (APDIH), Manuel Pereira, mostrou-se satisfeiro com o nvel tcnico dos xadrezistas.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Associação dos Desportos Individuais da Huíla (APDIH) apurou já os cinco xadrezistas que vão representar a província no campeonato nacional de xadrez em juvenis masculino e feminino, de 5 a 12 de Maio em Saurimo,Os cinco xadrezistas ficaram apurados no último final de semana durante o final da disputa do Campeonato provincial da categoria, na cidade do Lubango.Do lote de atletas apurados consta Paulo Cabuco, do Núcleo da Escola Macovi da Huíla, que venceu a prova com sete pontos, seguido de Laurindo Tiago, do Clube Ferroviário da Huíla, com cinco pontos.

Augusto Lopes, do mesmo clube (terceiro com cinco pontos), Jorge Lunambue, do Núcleo da Escola Macovi da Huíla (quarto com cinco pontos) e Francisco Zeferino, da Escola Baptista (quinto com 4,5 pontos) estão também entre os apurados.Na classe feminina ficaram qualificadas a campeã provincial, Natália Dembele, do Núcleo da Escola Macovi da Huíla (que totalizou 6 pontos),  Amália de Carvalho, Witcha Djamila, com 1,5 pontos cada e Tatiana Kupessala, (todas do Colégio Focus), que fez apenas meio ponto ao longo da prova.

O campeonato provincial de juvenis foi disputado no sistema  todos contra todos a sete voltas, no colégio 1-2-3 com a participação de 28 xadrezistas em representação do clube Ferroviário da Huíla, Núcleo da Escola Macovi da Huila, da Escola Baptista, do Colégio Focus e do núcleo Dr. António Agostinho Neto.O secretário-geral da Associação dos Desportos Individuais da Huíla (APDIH), Manuel Pereira, mostrou-se satisfeiro com o  nível técnico dos xadrezistas. “Fomos surpreendidos por um atleta, porque não contávamos que fosse apresentar o nível que apresentou e considerámo-lo  uma grande promessa para o xadrez huilano. Trata-se de Francisco Zeferino, do núcleo da Escola Baptista”, disse.

Juniores
A província organizou  igualmente o campeonato provincial de juniores masculino  no final de semana, do qual se sagrou campeão Osnilques Kaquevo, do Clube Ferroviário da Huíla, com dez pontos. Em segundo lugar ficou  o seu colega de equipa Felisberto Chivela, com sete pontos, seguido de António Abel, do Núcleo da Escola Macovi, da Huila, com seis, Miguel Hipólito e António Abreu, os dois últimos com quatro e três pontos respectivamente. O secretário-geral da Associação dos Desportos Individuais da Huíla (APDIH), Manuel Pereira, referiu que os juniores vão representar a província no nacional da categoria, em Benguela, de 20 à 29 de Agosto.