Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Associao de Cabinda carenciada de material

Jlio Gaiano, em Benguela - 28 de Janeiro, 2016

Associao de Cabinda carenciada de material

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Associação provincial de judo de Cabinda carece de tapetes, kimonos, placas electrónicos, espaços de treino e meio de transporte para levar avante, este ano, o projecto de massificação que conta com 700 atletas, filiados nas escolas do Sporting de Cabinda, Maiombe, Barão Puna, Desportivo 1ª de Maio, Camicasse e Motogagi.

O presidente da Associação Provincial de Judo, Comprido Pedro, que avançou a informação em entrevista ao Jornal dos Desportos, disse que a falta de material desportivo afecta o programa de acção, agendado para o quadriénio 2016/2020, no que toca à formação de novos talentos na região.“Estamos com dificuldades de material desportivo, assim como falta de espaços próprios para a prática do judo. Treinamos em lugares impróprios, usamos lonas e serraduras, temos carência de tapetes e outros equipamentos. Apesar dos problemas, tudo vamos fazer para contornar a situação, porque estamos apostados em formar jovens nos escalões de iniciados, juvenis, juniores e seniores, ou seja, desde o Miconge a Yema”, disse.

"O nosso objectivo é  sensibilizar os jovens a praticar o judo, porque os ajuda mental, física e psicologicamente. Também queremos contribuir para que os jovens deixem de praticar acções ilícitas, que podem afectar negativamente nas suas vidas. Muitos pensam que os praticantes de judo  tornam-se vândalos e agressivos, mas na verdade é um desporto como qualquer outro que pode ser praticado por qualquer pessoa”, referiu. Este ano, a Associação Provincial vai organizar o primeiro campeonato a ser competido nos escalões de iniciados, juvenis, juniores e seniores, em ambos os sexos.

“Vamos realizar os campeonatos e aproveitar as efemérides para organizar provas como Março Mulher, Abril Jovem, Junho Criança, 28 de Agosto e Independência Nacional. O nosso principal objectivo é incentivar os jovens locais a aprender o judo”, disse.Frisou que no princípio do mês em curso, a Associação Provincial promoveu um seminário de actualização das técnicas de judo, durante o qual os técnicos, dirigentes, árbitros e atletas podem adquirir conhecimentos.