Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Associao de Cabinda aposta na massificao

Jos Casimiro-Cabinda - 19 de Outubro, 2016

Associao provincial de lutas em Cabinda

Fotografia: Jornal dos Desportos

A nova direcção provincial da Associação de Lutas Associadas, liderado por Pucuta Luemba, eleita no último final de semana, para o ciclo 2016-2020, aposta na massificação no seio da juventude dos quatro municípios da província de Cabinda.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, após tomada de posse dos novos corpos gerentes, o presidente de direcção, Pucuta Luemba, afirmou que o principal objectivo durante o seu consulado é trabalhar arduamente para o desenvolvimento de lutas.

Luemba assegurou que, para concretizar as metas definidas, direcção vai bater as portas de empresas e de pessoas de boa-fé para financiarem a aquisição de equipamentos desportivos.  

“O objectivo principal da nossa direcção é massificar a modalidade e expandi-la em todos os municípios. Vamos reorganizar as escolas e os núcleos para avançarmos depois aos clubes. O futebol, basquetebol, andebol, atletismo, boxe, judo são modalidades conhecidas pelas pessoas. Também, queremos que a sociedade conheça as lutas livre. Por isso, vamos trabalhar para incentivar os jovens a praticar as lutas livres”, disse.

Além de apostar na massificação, a Associação Provincial de Lutas Livre vai trabalhar na resolução de problemas que afligem as escolas e os núcleos, no que concerne à falta de material desportivo e de recintos condignos para prática da modalidade.

“Reconhecemos as dificuldades que a Associação enfrenta, mas garantimos trabalhar para colmatar tais carências: queremos apostar principalmente na descoberta de novos talentos e na formação de técnicos e árbitros, para que possamos ter atletas de excelência na província de Cabinda num futuro breve”, referiu. 

O presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Pedro Sia Aberto Paulina, realçou que, tudo vai ser feito na reorganização da Associação e dos clubes para que os objectivos traçados sejam concretizados sem sobressaltos. 

Eis a lista dos novos corpos gerentes da associação provincial de lutas associadas para o ciclo 2016-2020. Mesa da Assembleia-Geral: Presidente, Pedro Sai Alberto Paulina. Vice-presidente, Adriano Lopes Tavares e secretário, Júlio Ntevo Luís Café.

Direcção: Pucuta Luemba é o presidente. Vice-presidentes, André Francisco Gomes e Manuel Buachi Lucaio Lucaio. José Ngoma Combo Abrão é o Secretário-geral. Vogais: Daniel Isaac Luemba, Filipe Bartolomeu Massuela e Leonora Buzi Gime. Conselho Fiscal: Deodone Pemba Tamba é o presidente. Cipriano Vieira Varela e João Henrique são os vogais.Conselho de Disciplina: João Mabete é o presidente. Francisco Bilendo Diúlo e Aberto Luemba são vogais.

Conselho Jurídico: David Alberto Mavinga assume a presidência. Maria Luísa Zinga Lem mba e Vicente dos Anjos são os vogais.
Conselho de Arbitragem: Wilson Jefete Muanda Kianga é o presidente. Ivone Mavinga e José Nzingz Lumingo são os vogais.