Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Associao de Cabinda sada Dia do Andebol

Joaquim Suami- Cabinda - 24 de Maio, 2014

Cabindenses comemoram Dia Nacional do Andebol com organizao de Torneio no pavilho multiusos

Fotografia: Rogrio Tuti

Na classe de iniciados masculinos, a formação do Sporting de Cabinda defronta, no seu pavilhão, a equipa Talentoso, a partir das 8h00. Em juvenis masculinos, os leões do norte medem força com o núcleo do 1º de Agosto, enquanto que em juniores, o núcleo do 1º de Agosto joga diante do Independente FC.

Na categoria de seniores femininos, o misto de Cabinda defronta a equipa de antigas praticantes e em masculinos, o Independente FC joga com o FC de Cabinda.

Para além destes jogos, a associação provincial faz disputar outra prova em juniores femininos, na qual a equipa do Talentoso Pai Djock defronta o Independente FC.

Em masculinos, o núcleo do 1º de Agosto defronta o Independente FC. As equipas vencedoras jogam amanhã a final no Pavilhão Multiusos do Tafe, a partir das 8h00.

O presidente da Associação Provincial de Andebol de Cabinda (APAC), Jean Marie, disse que as equipas que vão participar no torneio criaram as suas próprias condições sem contar com o apoio da APAC.

“As condições para uma realização condigna do torneio não existem, mas cada equipa criou as suas condições para participar na prova. A Secretaria Provincial da Juventude e Desportos tem estado a apoiar moralmente e a acompanhar a evolução da modalidade na região”, disse.

Por falta de apoios financeiros, o andebol em Cabinda perdeu o seu dinamismo. “Sempre que preparamos uma equipa local para disputar provas nacionais, encontramos dificuldades financeiras, por isso é que se nota ausências constantes das equipas locais nos campeonatos nacionais. Esta ausência tem impedido os nossos atletas de estarem nas pré-selecções nacionais, mas tudo temos feito para que Cabinda volte a participar nas provas nacionais para termos atletas na Selecção Nacional”, concluiu.


Comemoração
Torneio interprovincial
arranca hoje na Huíla


Um torneio interprovincial de andebol nos escalões infanto-juvenis em ambos os sexos é realizado hoje a partir das 9h00 no pavilhão anexo nº 2 da Nossa Senhora do Monte, inserido nas comemorações dos 40 anos da existência da modalidade no país, assinalado no pretérito dia 20.

O torneio promovido pela associação provincial da Huíla conta com a participação de nove formações, sendo cinco em masculino e quatro em feminino em representação das províncias da Huíla, Namibe e Cunene.

As províncias da Huíla e Namibe competem ainda com um Misto cada formado por antigos praticantes e outro nas categorias de juniores masculino e feminino.

Zeca Fumbelo, presidente da Associação Provincial de Andebol da Huíla referiu que o torneio visa também dar maior endurance competitiva aos praticantes das três províncias tendo em conta a disputa das provas zonais que a Federação pretende implementar.

A prova disputa-se no sistema todos contra todos, sagrando-se vencedora a equipa com maior número de pontos.

A associação da Huíla controla cerca de 480 atletas nos escalões de juvenis, 150 em iniciados e 68 em juniores em ambos os sexos.
Gaudêncio Hamelay, no Lubango