Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Associao do Uge aposta na massificao

13 de Agosto, 2017

Associao Provincial de Xadrez do Uge vai continuar a trabalhar na massificao da modalidade

Fotografia: M.Machangongo | Edies Novembro

A Associação Provincial de Xadrez no Uíge vai criar, neste mês de Agosto, dois núcleos nos bairros Candombe-Velho e Mbemba Ngango, periferia da cidade com o mesmo nome, com objectivo de massificar a modalidade junto da comunidade.

Trata-se dos núcleos de massificação da modalidade que vão juntar-se aos outros três já existentes nesta cidade, segundo avançou, sexta-feira, à Angop, o presidente da associação provincial, Amilton Cardoso.

A iniciativa da criação dos núcleos foi potenciada depois da associação provincial receber, em Julho transacto, numa doação do governo local de 20 tabuleiros de xadrez, dos quais 19 normais e um profissional.

Amilton Cardoso explicou que com recepção dos 20 tabuleiros de xadrez elevou para 30 o número dos referidos jogos controlados pela sua associação à nível da província, e assegurou que o órgão que dirige trabalha nos escalões de formação com 46 xadrezistas, dos quais oito mulheres, orientados por três formadores.

Este ano, sublinhou, no mês de Maio, a associação organizou um torneio local em saudação ao Dia Internacional da Criança, uma prova unificada, vencida pela xadrezista Constância Armando, entre os 34 participantes.

Para Amilton Cardoso, caso apareça apoio financeiro, a província do Uíge vai participar com três xadrezistas no nacional, a decorrer em Benguela, neste mês.

Associação Provincial de Xadrez do Uíge vai continuar a trabalhar na massificação da modalidade nos demais municípios da província, garantiu.


Associativismo
Centenário movimenta cidade


As ruas da cidade do Uíge foram ontem, sábado, palco de uma corrida de motorizadas, alusiva as festividades do centenário da cidade, com o mesmo nome, num percurso de 40 quilómetros, num total de 12 voltas.

Organizada pela direcção da juventude e desportos em parceria com o governo local, a referida corrida, que contou com 25 pilotos locais, partiu defronte ao edifício do Palácio da Justiça, seguindo na rua do Café/Rotunda da paragem do Songo e retornando pela mesma rua até a rotunda do hospital provincial, em direcção a rua Pioneiro do Congo.

Da rua Pioneiro do Congo, a prova prosseguiu ao PUNIV, rua António Agostinho Neto, Ex-Câmara e terminando no ponto de partida, o Palácio de Justiça.

 A prova inicialmente marcada para 25 de Julho, não aconteceu na data prevista por motivos técnicos, e foi realizada na categoria de motorizadas de 125 centímetros cúbicos.

Durante o centenário do Uíge fundado a 1 de Julho de 1917, foram realizadas, entre outras, actividades desportivas os torneios de andebol unificado, xadrez e futebol.