Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Associao promove seminrio no Lobito

Jlio Gaiano- Lobito - 03 de Setembro, 2014

Associao promove seminrio no Lobito

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Associação Angolana de Karaté-Dó do estilo Jyoshinmon Shorin Ryu (AAKJYO) promove em Dezembro um seminário de refrescamento às novas regras e técnicas de arbitragem, regulamentos e competitividade aos membros e oficiais daquele organismo desportivo, com sede baseada na província de Benguela.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Abel Sikatu, presidente da AAKJYO informou que o evento a realizar-se na primeira quinzena de Dezembro vai ter lugar na cidade ferroportuária do Lobito e vai contar com a participação de 20 membros do secretariado nacional. As províncias do Bié e da Huíla vão estar representadas pelos coordenadores dos respectivos núcleos.

A princípio, era do interesse da organização contar no certame com a presença do “mestre” sul-africano, Juan Lija García. Todavia, por razões de calendário a situação complicou-se, tendo para o seu lugar sido  convidado um outro especialista de nacionalidade americana, cujo nome ficou por revelar.

“Esta actividade consta de um vasto programa que a associação possui nesta fase de promoção e da massificação do estilo Jyoshinmon Shorin Ryu no país. É um desafio que exige de nós, todo um esforço e a capacidade de nos impor para triunfar. Confesso que não está fácil. Mesmo assim, não temos outra escolha senão avançarmos com o projecto, já que em conta está o nosso compromisso com o desenvolvimento do desporto no país”, precisou.

O Jornal dos Desportos soube do presidente Abel Sikatu, que a oficialização no Diário da República da Associação Angolana de Karaté-Dó do estilo Jyoshinmon Shorin Ryu (AAKJYO) pode acontecer nos próximos tempos, cumpridos que foram os pressupostos para os tais requeridos.


CERIMÓNIA
AAKJYO gradua 24 karatecas


Uma cerimónia de graduação de karatecas do estilo japonês Jyoshinmon Shorin Ryu aconteceu recentemente na cidade do Lobito, num acto testemunhado por cerca de 800 pessoas, entre desportistas, pais e encarregados de educação dos petizes.

Num ambiente de festa e de muita emoção foram distinguidos 27 atletas. O pavilhão gimnodesportivo da Casa do Pessoal do Porto do Lobito (CPPL) acolheu o evento que contou com a presença de um representante do Ministério da Juventude e Desportos. Pedro Filipe, quadro sénior do referido órgão no município do Lobito, prestigiou o certame que durou cerca de três horas.

Durante a actividade, exibiram-se diversas acções de entretenimento como os concursos de kumitis e lutas simuladas.Para o cinturão branco foram graduados sete atletas. E os demais foram assim discriminados: 11 amarelos, dois laranjas, quatro verdes e três castanhos.
JG