Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Associao provincial aposta na massificao

Joaquim Suami- Cabinda - 18 de Abril, 2014

A aposta na massificao de crianas portadoras de deficincia, com idades compreendidas entre 12 aos 16 anos, na modalidade de atletismo

Fotografia: Jornal dos Desportos

O novo elenco da Associação tem ainda no seu programa de acção para o período de quatro anos, a expansão da pratica da modalidade de atletismo para atletas portadores de deficiência em toda a extensão da província de Cabinda e manter os níveis das conquistas alcançadas, fundamentalmente, no basquetebol em cadeiras de rodas.

O secretário-geral da APDEPA, Abel Fuca Bumba, disse no final da tomada de posse que aconteceu no Pavilhão Multiusos do Tafe, que o atletismo está a  desenvolver-se  em todas as vertentes, por terem crianças portadoras de deficiência motora e visual a praticarem a modalidade. Sublinhou, que  os atletas que têm  12 e 13 anos quando atingirem 14, 15 e 16 anos podem vir a  ser o orgulho da província de Cabinda nas competições nacionais e regionais.

«Os atletas que estamos a formar quando atingirem 14, 15 e 16 anos vão  fazer parte da Selecção Nacional, porque acreditamos no trabalho que estamos a desenvolver no seio dos mesmos», disse.

A Associação controla quatro equipas de basquetebol, nomeadamente, Kabuscorp de Cabinda, Comandante Pedalé, Real do Mbuco e Amigos de Aníbal Rocha. Em atletismo, a Escola Sagrada Esperança e Augusto Ngangula, têm um projecto de atletismo onde estão inseridas 29 crianças.

Segue-se  a lista dos corpos gerentes da APDEPA. Mesa da Assembleia-Geral: Maria Mónica da Conceição Manuel (presidente), António de Jesus Luemba (vice-presidente) e Manuel Guilherme Macaia (secretário). Direcção Geral: Virgílio Joaquim Baroso (presidente), Celso de Franquilim e Pedro Domingos(vice-presidentes) e Abel Fuca e Francisco Osvaldo (secretários). Conselho Fiscal: José Macisso (presidente).  Relações Publicas, Amadeu Abel Ngumba.