Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Associação reduz jornadas do Provincial

Hélder Jeremias - 09 de Fevereiro, 2015

Iniciativa visa granjear maior qualidade e evitar coincidências com outras provas

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Comissão de Gestão da Associação Provincial de Motocross de Luanda reduziu para nove das 13 provas previstas para o Campeonato Provincial de 2015, para permitir aos pilotos mais tempo de preparação para as disputas. O novo programa de competições contempla uma prova por mês.“O nosso programa visa permitir que os eventos sejam preparados com tempo suficiente a fim de oferecer espectáculos de qualidade elevada ao público. Por isso, achamos por bem reduzir para nove das 13 provas previstas”, disse o responsável pela Comunicação e Imagem da Associação de Luanda, Marcos Santos.

O porta-voz da Associação justificou ao Jornal dos Desportos o novo procedimento de organização das competições. Marco Santos disse que o intervalo mais alargado entre as provas vai evitar, por outro lado, que as jornadas do campeonato provincial de Luanda coincidam com a disputa de outras provas sob a égide da Federação Angolana de Desportos Motorizados, tais como o Campeonato Angolano Velocidade, Karting  e Rali, cujo público se revê nas distintas modalidades mecanizadas.

Marcos Santos exteriorizou o seu conforto em função dos bons indicadores em torno dos preparativos para o início de época. Está em curso a reparação do circuito Jorge Varela, localizado no Bairro do Gamek,  a conclusão do circuito Nelson Mandela, no bairro Zango. As duas pistas vão albergar, em alternância, as provas do campeonato provincial de Luanda.Sobre os meios de trabalho e apoios disponíveis para a reparação do circuito do Gamek, Marcos Santos ressaltou que os associados trabalham com os recursos limitados existentes. Porém, está crente, que nos próximos dias possam beneficiar de apoios de instituições como a Empresa de limpeza e Saneamento Básico de Luanda (Elisal), na qualidade de um dos grandes parceiros da Associação Provincial.

Outra grande motivação dos associados prende-se com a distribuição da maior parte das motorizadas novas que a Associação de Luanda comprou no exterior do país. As equipas manifestam satisfação por verem reforçadas as categorias de 250cc e 150cc. Na primeira categoria, das seis “máquinas” apenas uma aguarda o novo “dono”. Na segunda, o processo de entrega das dez motorizadas decorre os seus trâmites legais.A primeira jornada  do campeonato provincial de Luanda está marcada para o dia 28 de Março, no circuito do Gamek, com uma grande homenagem ao antigo presidente da instituição, Fernando Varela.

BREVEMENTE
Novo regulamento
vai ser divulgado


A Comissão de Gestão da Associação de Motocross de Luanda apresenta nos próximos dias o novo regulamento das competições, depois da sua aprovação na primeira reunião com as equipas e pilotos, realizada no dia 31 de Janeiro, na antiga sede da Associação, localizada no bairro do Maculusso.Com pequenas correcções nos aspectos técnicos e administrativos, os associados aprovaram, por unanimidade, o documento que vai reger os destinos do motocross até final de 2016, altura em que se vai proceder à eleição da direcção.

Um dos pontos do novo regulamento estabelece o limite da idade para pilotos a competir na categoria dos 150cc: 17 anos. “Após o qual devem transitar para os 250cc, ao contrário do que sucede até agora”. Contudo, o responsável da Comunicação e Imagem da Associação, Marcos Santos, avança que “este pressuposto só começa a ser implantado a partir de 2016”.  Marcos Santos elogiou a interacção dos agentes presentes na reunião. Para o dirigente, “a colaboração de todos foi fundamental para a conclusão do regulamento e a abordagem de outras questões prementes”. O JD apurou que uma sessão de treinos livres  está agendada para sábado, a partir das 10h00, no  Zango.

CALENDÁRIO
Gamek abre
e encerra época

A nova época desportiva de Motocross começa no próximo dia 28 de Março com uma prova no circuito de Gamek, em homenagem a Fernando Varela, antigo presidente da Associação de Luanda. No dia 11 de Abril, disputa-se a segunda jornada no circuito do Zango, em homenagem a Jorge Varela. A terceira está agendada para 30 de Maio, no circuito de Gamek. No dia 27 de Junho, as emoções acontecem no circuito do Zango para a quarta prova.

Os pilotos disputam o Grande Prémio Cidade do Uíge, no dia 11 de Julho, prova a contar para a quinta jornada. O campeonato provincial atinge o auge no dia 29 de Agosto com a disputa do Grande Prémio José Eduardo dos Santos “Zé Du”, em alusão ao 73º aniversário do Presidente da República.A sétima jornada, está agendada para o dia 19 de Setembro, no circuito Nelson Mandela, local que também alberga a penúltima prova do campeonato provincial, agendada para o dia 10 de Outubro.

O Grande Prémio Independência Nacional, a ter lugar no dia 11 de Novembro, no circuito do Gamek, vai deixar cair o pano da época'2015. A Comissão de Gestão  está aberta a convites com antecedência e com garantias de condições de realização das iniciativas dos governos provinciais ou de outras instituições que queiram co-organizar  prova de motocross, de acordo com Marcos Santos.