Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Associaes tm instalaes novas

08 de Fevereiro, 2015

Direces das Associaes desportivas tinham falta de condies para desenvolver trabalhos administrativos

Fotografia: M. Machangongo

 As Associações desportivas na província da Lunda Norte vão ser albergadas em instalações novas, para permitir a organização e o funcionamento eficaz, no quadro do programa de desenvolvimento do desporto, no decorrer do ano em curso.

A informação foi prestada pelo director provincial da Juventude e Desportos, Alberto Muquendji, à margem de um encontro realizado na sala de conferências do Estádio Sagrada Esperança, na cidade do Dundo, que contou com a participação de responsáveis de algumas Associações, núcleos, entre outros agentes desportivos.

O dirigente desportivo garantiu que a iniciativa, a primeira do género, visa resolver as dificuldades no domínio de infra-estruturas, que afectam os associados. O gesto do governo provincial visa melhorar as condições de acomodação e vai contribuir na resolução de questões relacionadas com as modalidades na região.

O empreendimento encontra-se no bairro social da juventude (zona de Samacaca) e aguarda apenas pela colocação de portas, janelas, entre outros aspectos.

Alberto Muquendji assegurou que foram reservadas duas casas no bairro social da juventude. Uma vai servir para alojar as Associações desportivas e outra para “casa de passagem” para acolher as delegações que visitam a província, no quadro de programas desportivas e juvenis locais.

“Pensamos começar a resolver paulatinamente as dificuldades, mormente de infra-estruturas”, disse.

Alberto Muquendji fez saber que o empreendimento deve albergar o Conselho Provincial da Juventude, as Associações desportivas e alguns quadros do sector da Juventude e Desportos.

O responsável prometeu envidar esforços com outras entidades afins, no sentido da aquisição de meios desportivos com vista à promoção da massificação no seio das crianças, além da restauração de campos em estado avançado de degradação.

Alberto Muquendji afirmou que os responsáveis das Associações foram informados sobre a nova filosofia de trabalho do sector e a estratégia do desenvolvimento do desporto local. O responsável apelou à necessidade de organização e legalização dos clubes filiados, tendo em vista o próximo ciclo Olímpico, em 2016.