Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Associados abordam jornada em Luanda

Hélder Jeremias - 03 de Setembro, 2013

Jornada do campeonato provincial marcada para sábado no circuito Jorge Varela

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os membros de direcção da Associação Provincial de Motocross de Luanda reúnem-se amanhã com os pilotos e responsáveis de equipas para passar em revista as questões técnicas e administrativas em torno da realização da nona prova do Campeonato Provincial, marcada para sábado, a partir das 13h00, no circuito internacional “Jorge Varela”.

A informação foi avançada pelo presidente da instituição, Alfredo Pitra, em declarações ao Jornal dos Desportos. O dirigente disse que a associação está a fazer contactos junto das autoridades da província no sentido de melhorar as condições da pista por intervenção técnica de uma das empresas de saneamento básico.

Acerca do balanço sobre o Grande Prémio “Zé Du”, que a província da Huíla albergou no dia 28 de Agosto, em alusão ao 71º aniversário do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, Alfredo Pitra mostrou-se regozijado pelo empenho do governo local, que criou as condições necessárias para que o acontecimento fosse um sucesso. O público marcou presença em massa no circuito.

O responsável sublinhou o facto de a prova ter contado com a presença de pilotos da Huíla em número satisfatório, que os mesmos para o ano voltem a comparecer nas jornadas do provincial.

A Associação de Luanda, disse Alfredo Pitra, está aberta para ajudar todas as províncias no sentido da massificação do motocross a nível local. “Vamos entrar para a fase derradeira da nossa época, mas já podemos concluir que o balanço é positivo, caso todos os associados continuem a manter a mesma postura. A colaboração com as autoridades provinciais tem sido um factor muito importante na expansão do desporto pelo país, por isso esperamos continuar a trabalhar juntos neste processo de desenvolvimento do motocross”, disse Alfredo Pitra.

PROVA
O vice-presidente da Federação Angolana do Desporto Motorizado, Ramiro Barreiro, lamentou o acidente ocorrido com o piloto Joel Caetano “Man Kaito”, na prova dos 600 cc e DT, em motorizadas.Ramiro Barreira lamentou o acidente ocorrido durante a prova, com o piloto Joel Caetano “Man Kaito”, do Team Ilha de Luanda, que está em estado grave no Hospital central Doutor António Agostinho Neto no Lubango. O acidente sucedeu na primeira manga da prova do AG600 quando o piloto fazia a curva.

O presidente da Federação disse que o piloto foi levado de imediato para o hospital onde está sob os cuidados médicos.“Temos a lamentar o acidente de mota de um dos nossos pilotos que neste momento encontra-se hospitalizado no Hospital Central do Lubango. A situação não é muito agradável para nós. Estamos a acompanhar os cuidados médicos necessários.

Isto preocupa-nos, mas são contingências da corrida”, revelou. “A situação está controlada. Tentamos ver se conseguíamos evacuar o piloto do Lubango para fora, mas por indicação médica nesta altura não pode faze-lo porque tem que ser melhor controlado ao nível local para não se tornar perigoso a situação”, pontualizou. A organização do evento, preparou um avião hospital que está em Luanda pronto a partir para o Lubango para recolher o piloto acidentado. Gaudêncio Hamelay- Lubango