Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Astronautas regressam do espaço com tocha dos Jogos de Inverno

12 de Novembro, 2013

Tocha desembarcou como previsto da cápsula Soyuz nas estepes do Cazaquistão

Fotografia: AFP

Um trio de astronautas regressou ontem à Terra, após 166 dias no espaço e trouxeram de volta a tocha olímpica, depois de um histórico passeio espacial.
O cosmonauta russo Fyodor Yurchikhin, a astronauta da NASA Karen Nyberg e o italiano Luca Parmitano desembarcaram, ontem, como previsto, de uma cápsula Soyuz, pelas 02h49, nas estepes do Cazaquistão, de acordo com as imagens transmitidas pela televisão estatal russa. A tocha chegou à Estação Espacial Internacional na passada quinta-feira, a bordo da nave russa Soyuz TMA-11M, tripulada pelo russo Mijaíl Tiurin, o norte-americano Rick Mastracchio e o japonês Koichi Wakata.

Estes astronautas vão substituir na Estação o trio que regressou ontem à Terra com a tocha olímpica russa, depois do inédito passeio espacial, a três meses dos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi, no sul da Rússia. Por questões de precaução, a chama da Tocha esteve apagada enquanto esteve a bordo do Soyouz TMA- 11M. Depois do espaço, a tocha olímpica passa pelas profundezas do lago Baikal, na Sibéria. O símbolo do ideal olímpico já viajou, também, ao Polo Norte, durante uma viagem de 123 dias, que começou no dia 7 de Outubro em Moscovo e termina a 7 de Fevereiro de 2014 durante a cerimónia de abertura dos jogos.