Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Atletas de Luanda vencem nacionais

Júlio Gaiano, em Benguela - 02 de Setembro, 2013

Os atletas, num total de 30, entre masculinos e femininos,

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os atletas da província de Luanda dominaram os campeonatos nacionais de ténis nas categorias de sub-12, sub-14 e sub-16, que decorreram na cidade de Benguela, de 28 de Agosto a 1 de Setembro. O renovado campo de ténis das Acácias Rubras foi o palco das disputas. Os atletas, num total de 30, entre masculinos e femininos, em representação das províncias da Huíla, Namibe, Lunda-Norte, Malange, Uíge, Luanda e Benguela animaram a cidade durante quatro dias.O domínio de tenistas das equipas de Luanda foi notório. Venceram em todas as frentes, confirmando a supremacia no país.

Na classe masculina sagraram-se campeões nacionais em sub-16, Erickson Morais (Protector de Luanda); em sub-14, Denílson Brito (CTL) e em sub-12, Rosário Francisco (CTL). Na classe feminina, o triunfo foi repartido com a representação da Lunda-Norte, tendo as luandenses conquistado na categoria de sub-16, por Nádia Costa (CTL), enquanto em sub-14 coube à tenista Julema Mulumba (Sagrada Esperança). A participação de Benguela resumiu-se na conquista do prémio fair play, pelo tenista Roque Júnior, de atleta revelação de sub-12, Benvindo Garcia. Os dois atletas pertencem ao Clube de Ténis de Benguela.

Federer firme no US Open

Roger Federer entrou sábado em quadra para tentar uma vaga para os oitavos-de-final do Open dos Estados Unidos. E o suíço não decepcionou os seus fãs.Precisando de apenas três sets, o sétimo cabeça de série do Grand Slam norte-americano bateu o francês Adrian Mannarino com parciais de 6/3, 6/0 e 6/2. O triunfo marca a 260ª vitória de Federer na carreira em torneios Grand Slam. Na próxima fase, Federer vai medir forças com o espanhol Tommy Robredo, cabeça de série 19, que também no sábado superou o britânico Daniel Evans, mas em quatro sets, aplicando 7/6 (8-6), 6/1, 4/6 e 7/5.

Se depender do historial contra Robredo, o suíço já está nos quartos-de-final. Até hoje, Roger Federer enfrentou o tenista espanhol em dez oportunidades e em todas levou a melhor. O último resultado positivo do actual número sete do planeta foi no Open da Austrália de 2011, quando Federer triunfou em quatro sets, com 6/3, 3/6, 6/3 e 6/2.O alemão Philipp Kohlschreiber também está nos oitavos do US Open. No sábado, o tenista germânico mediu forças com o norte-americano John Isner e eliminou o adversário em duelo fechado, com 6/4, 3/6, 7/5 e 7/6 (7-5).

Kohlschreiber tem uma ‘pedreira’ pela frente na próxima fase, já que apanha o espanhol Rafael Nadal, segundo favorito ao título.O francês Richard Gasquet foi outro que teve motivos para sorrir ao confirmar a sua vaga na próxima fase, depois da desistência do russo Dmitry Tursunov, quando o placar do jogo marcava 2-1 para Gasquet. O representante da França tem como oponente nos oitavos-de-final o canadiano Milos Raonic, algoz do espanhol Feliciano Lopez