Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Atletas pedalam para dinamizar a modalidade

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 08 de Fevereiro, 2020

Os ciclistas das províncias da Huíla e Benguela competem hoje, sábado, e amanhã, domingo, com partida prevista para as 8h00, numa prova dividida em duas etapas, com objectivo de relançar e impulsionar a modalidade nas terras altas da Chela.
 O evento, numa iniciativa da União de Ciclistas do Lubango (UCL), conta com mais de 40 atletas, dos quais 16 da Huíla na qualidade de anfitriã, e os restantes da província de Benguela.
 Na primeira etapa que se realiza hoje (sábado), os atletas vão pedalar 90 quilómetros numa prova de estrada em linha, com partida defronte as instalações da Huíla Designer, bairro do Tchioco, na cidade do Lubango, com um trajecto de 45 kms em direcção a Estrada Nacional que liga entre a capital da Huíla e o município da Chibia e vice-versa.A 2ª etapa, acontece amanhã (domingo) e os ciclistas vão percorrer 25 quilómetros em circuito fechado, que vai decorrer em algumas artérias da cidade do Lubango.
 Daniel Muteka, membro da organização do evento, sublinhou que o principal objectivo da promoção desta prova por parte da União dos Ciclistas do Lubango, (UCL), visa tornar o ciclismo huilano novamente competitivo à nível da cidade do Lubango.
 “Queremos que tenhamos regularmente competições de ciclismo a nível da cidade. E como tal, vamos contar também com a participação das equipas de Benguela. Por isso, estamos a idealizar relançar o ciclismo competitivo a nível da cidade do Lubango”, garantiu.
Para tal, reforçou, neste fim-de-semana, concretamente nos dias 8 e 9 do mês em curso, a União de Ciclistas do Lubango realiza uma prova em linha na distância de 90 kms e outra num circuito fechado, com uma distância de 25 kms a decorrer, amanhã domingo.
Para o êxito da competição, Daniel Muteka afirmou que os apoios estão assegurados, sobretudo de alojamento, médico medicamentoso e de asseguramento.Os Serviços de Emergências Médicas, Policia Nacional, Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, individualidades colectivas e singulares foram mobilizados para o efeito.
O membro da organização confirmou, que os ciclistas provenientes da província de Benguela ficam hospedados durante os dois dias de competição no Complexo escolar 14 de Abril, situado no Complexo Turístico e Desportivo de Nossa Senhora do Monte.
“Tivemos também apoios a nível individual de alguns membros da União de Ciclistas do Lubango, que têm dado o seu apoio sem poupar esforços, para que esta ideia se concretize na realidade”, destacou. Acrescentou que a competição em circuito fechado, a organização prevê realizar no mesmo trajecto onde decorreu o ano passado a quarta etapa da 2ª edição do Grande Prémio BAI de ciclismo em estrada.
O grande evento em ciclismo decorrido na província da Huíla, aconteceu em Novembro do ano passado, com a disputa da 2ª edição do Grande Premio BAI em ciclismo, onde fizeram parte 45 ciclistas em representação das equipas do Sicasal Petro de Luanda, Hotel Luso de Benguela, Amadores Cicloturistas, Kambas da Bicicleta, Kambas do Pedal de Luanda e União Ciclistas do Lubango. Dela para cá, nunca mais houve actividade de género.