Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Atletas so submetidos testes anti-doping no pas

08 de Janeiro, 2015

Director do Centro Nacional de Medicina Desportiva, Joo Molina.

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os desportistas angolanos vão passar a ser submetidos à testes anti-doping surpresa este ano, informou, terça-feira, o director do Centro Nacional de Medicina Desportiva, João Molina. Em entrevista à Angop, o médico explicou que todos atletas inscritos nas várias Federações desportivas estão sujeitos a testes, cujo objectivo é persuadi-los a não usarem substâncias proibidas.

Explicou que os testes vão ser realizados tanto durante as competições, como em época de férias.
“Queremos ter a certeza que nenhum deles está em risco, por isso vamos surpreendê-los nos treinos ou em casa, para recolher as amostras”, frisou.
Angola não possui um laboratório para testes anti-doping. As amostras recolhidas são enviadas para África do Sul, onde apuram os resultados.

A grande lacuna do centro, na avaliação dos desportistas, está na falta de equipamento adequado na sala de fisiologia de esforço (esteira, bicicleta, eléctrodos, máscara), que ainda assim não condiciona a feitura dos exames, uma vez que a prova de esforço é realizada fora da referida instituição, por este motivo.

No entanto, João Molina informou que ainda este mês a referida sala vai estar devidamente equipada e todas as avaliações  vão ser  efectuadas no Centro de Medicina Desportiva.
“O equipamento é muito difícil e é apenas feito por encomenda. Metade já está em Portugal e na próxima semana vai estar  em Luanda”, adiantou.