Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Atletismo deu um "ar da sua graça"

Sérgio V.Dias, No Cuito - 01 de Janeiro, 2016

Prova "Cuito cidade invicta" assinalou os festejos da província do Bié

Fotografia: Jornal dos Desportos

No horizonte das diferentes modalidades, cujo movimento conhece algumas realizações aqui e acolá na província do Bié, o atletismo foi outra disciplina que deu um ar da sua graça nesta martirizada região do Planalto Central do país, em 2015.

Neste sentido, o realce para a realização da corrida “Cuito cidade invicta”, que nos últimos anos eatá a ser caracterizada como  uma marca do atletismo na província do Bié.

A referida prova inseriu-se esta época na 3ª edição das festas do Bié, que nos últimos tempos passou para o formato provincial, face à coincidência das datas de aniversário de alguns dos municípios desta circunscrição da província.

Depois da abertura a 15 de Agosto, no município de Nharea, da sua 3ª edição no leque das actividades das festas do Bié, além da corrida “Cuito cidade invicta” testemunhou-se ainda o torneio de futebol infantil denominado Taça “Cidade do Cuito” no período de 25 e 30, do citado mês, cujo objectivo foi homenagear o autor do primeiro golo do Girabola.

Domingos Adriano “Minguito” ou simplesmente “Tio Minguito” marcou o tento inaugural da maior prova do futebol nacional, num jogo entre o Victória Atlético do Bié e a Académica do Lobito, disputado em 1979 no Cuito e que terminou com um empate 1-1.

De recordar que o Bié, com uma extensão territorial de 70.314 e que agrega  no seu seio além da sua capital, Cuito, os municípios do Andulo, Cunhinga, Catabola, Camacupa, Cuemba, Chinguar, Chitembo e Nharea, revela-se como um dos grandes viveiros do atletismo dentro das fronteiras nacionais.