Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Atletismo no Kuando-Kubango ganha aces formativas

Silva Cacuti - 08 de Maio, 2013

Direco da federao promove aces formativas por forma a registar mudanas no quadro actual

Fotografia: Jornal dos Desportos

A prática do atletismo na província do Kuando-Kubango vai ganhar novo alento com as acções formativas que decorrem desde segunda-feira e que culminam com a realização, no próximo sábado, 11, de um festival alusivo ao Dia Mundial do Atletismo.

Augusto Severiano, director técnico da Federação Angolana de Atletismo (FAA), que orienta as acções formativas, mostrou-se esperançado em que se venham a registar grandes mudanças no funcionamento da modalidade naquela parcela do país.

A federação, em parceria com a associação local e o apoio do Governo Provincial do Kuando-Kubango, está a promover naquela cidade, de 6 a 11 do corrente, cursos para monitores e para juízes e cronometristas. A acção formativa decorre nas instalações da Casa da Juventude local, com 15 participantes no curso para monitores e 10 no curso para juízes e cronometristas.

“O pessoal que está a participar está com muita vontade de aprender e isso é bom. Estamos certos de que isto vai dar um novo alento e produzir uma grande transformação no tratamento das disciplinas do atletismo aqui no Kuando-Kubango”, augurou. O curso para monitores tem prelecção dos professores José Santos, Mangel Zua e Augusto Diogo “Seco”. Augusto Severiano está a formar os juízes e cronometristas.

A acção formativa culmina com a realização naquela cidade do festival que saúda o 11 de Maio, dia consagrado ao atletismo mundial pela Federação Internacional de Atletismo Associado (IAAF). O programa do festival contempla jogos lúdico-desportivos para crianças dos 6 aos 12 anos e provas de velocidade de 30, 40, 60 e 80 metros para adolescentes dos 13 aos 16 anos.

A realização da acção formativa e do festival visa o relançamento da modalidade naquela província, cujo executivo prevê, para breve, a construção de um estádio de futebol dotado de pista de tartan para a prática da modalidade.