Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

ATP divulga calendário

12 de Fevereiro, 2014

Tenistas têm mais torneios no próximo ano e as provas em relva pontuam mais para o ranking mundial

Fotografia: AFP

A ATP divulgou  nesta segunda-feira  o calendário oficial de competições para o ano de 2015. Com um total de 62 torneios em 31 países de todos os continentes, a próxima temporada do circuito tem como principal novidade a maior atenção dada às competições em courts relvados, que ganham mais uma semana antes de Wimbledon.

Os ATPs de Halle e Queen’s devem mudar de 250 para 500 e devem passar a valer mais pontos para o ranking mundial. Enquanto isso, 's-Hertogenbosch também foi mantido e o torneio de Eastbourne  pode passar  a ser realizado em Nottingham, porém com um aumento de 28 para 48 participantes na chave principal. Estugarda, que sediava jogos de courts de terra batida, deve passar  a ter mais uma sede com relva.

“A temporada de relva estendida, com mais pontos para o ranking em jogo, é um passo positivo . Um de nossos objectivos como uma modalidade é proporcionar variantes através de superfícies de jogos  durante toda a temporada , por isso o fortalecimento da temporada de relva é um importante reforço para o calendário geral.

Em particular , gostava  de agradecer ao All England Club pelo papel decisivo que tem desempenhado para alcançar um resultado positivo”, disse Chris Kermode, executivo-chefe da ATP, que agradeceu à direcção de Wimbledon, que concordou em realizar o Grand Slam uma semana depois do habitual.

Outra novidade é o regresso de um terceiro torneio na 17ª semana, ao lado de Oeiras e Munique. Até 2012, quem sediava uma etapa era Belgrado. Para o próximo ano, pode ser feito um novo ATP 250 numa cidade europeia que possa receber jogos em courts de terra batida.

Em 2015, a China continua como único país além dos Estados Unidos a receber competições de todos os níveis (250, 500 e Masters 1000) e o Rio Open permanece como principal evento da América do Sul.

PORTUGAL OPEN


O circuito profissional de ténis confirmou esta segunda-feira a edição de 2015 do Portugal Open, que se vai disputar entre 28 de Abril e 3 de Maio do próximo ano, conforme o calendário divulgado na página oficial do organismo.

O torneio português, que este ano realiza-se entre 28 de Abril e 03 de Maio, embora não tenha ainda garantido o financiamento necessário para a 25.ª edição, deve voltar a ficar enquadrado na mesma semana do torneio alemão de Munique.

Ainda para a mesma semana, o ATP Tour reservou uma vaga para outro torneio, que pode ser o de Belgrado, fora do calendário desde 2012, ano em que se disputou a última edição.

“O ATP World Tour é uma entidade de desporto global espalhada por todo o Mundo, que reflecte a força, a popularidade e o crescimento da modalidade”, afirmou o presidente do ATP, Chris Kermode.