Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

ATP suspende torneios por seis semanas

14 de Março, 2020

Fotografia: DR

Como já era de se esperar, a ATP anunciou o cancelamento dos demais torneios, que deveriam acontecer este mês de Março devido ao  COVID-19. Depois de cancelar o Masters 1000 de Indian Wells, o circuito irá parar provisoriamente por seis semanas.
Além dos Masters 1000 de Indian Wells e o de Miami, os demais torneios cancelados foram o ATP 250 de Houston, o ATP 250 de Marrakesh, o Masters 1000 de Monte Carlo, o ATP 500 de Barcelona e o ATP 250 de Budapeste. O Challenger de Olímpia que aconteceria na próxima semana também não vai ocorrer.
\"A suspensão de seis semanas se deu em sequência à declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) na quarta-feira de que o COVID-19 constitui uma pandemia global. Além disso, também houve a restrição de viagens de 30 dias anunciado pelos Estados Unidos para estrangeiros de 26 países europeus\", explicou a ATP
O ATP está revisando cuidadosamente o amplo impacto dessa situação em evolução relacionada aos pontos do ranking ATP, e quaisquer decisões serão anunciadas oportunamente. Além disso, em total colaboração com a ITF, os pontos do ranking não estarão disponíveis em nenhum evento da ITF World Tennis Tour durante o período de suspensão.
O presidente da ATP, Andrea Gaudenzi, disse que a decisão foi difícil, mas necessária. \"Esta não é uma decisão fácil e representa uma grande perda para nossos torneios, jogadores e fãs em todo o mundo. No entanto, acreditamos que esta é a acção responsável necessária neste momento, a fim de proteger a saúde e a segurança de nossos jogadores, equipas, comunidade de ténis de forma mais ampla e saúde pública em geral diante dessa pandemia global\".
Disse  que as viagens constantes que exige este desporto representa um risco. \"A natureza mundial de nosso desporto e as viagens internacionais necessárias apresentam riscos e desafios significativos nas circunstâncias actuais, assim como as directrizes cada vez mais restritivas emitidas pelas autoridades sanitárias.