Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Augusto Congo vence em Saurimo

30 de Maio, 2017

Mais de duas dezenas de pilotos marcaram presença em Saurimo para mais uma jornada da modalidade

Fotografia: Jornal dos Desportos

O piloto Augusto Congo, de Luanda, venceu domingo, nesta cidade, a primeira edição do torneio \'\'Saurimo 61 anos\'\', de Motocross, na classe dos 250 centímetros cúbicos.

Na segunda posição ficou Etelvino Sebastião, do team Cazenga (Luanda), vindo depois Yano Moreira da equipa Dinamite (Saurimo/Lunda Sul).

Já na classe de quatro rodas, 450 centímetros cúbicos, sagrou-se vencedor o piloto Bruno Ferreira, do team VD Racing (Luanda), seguido por Leonardo Quintal, da equipa Jog (Luanda) e por Edson Sebastião, do team Cazenga (Luanda). A prova foi completada com a disputada da classe inferior nas categorias de 150 centímetros cúbicos onde Orlando Ribeiro, de Luanda, venceu, seguido por Umba Carlos, team Fecha Motores (Luanda) e por Cacau Talaia da equipa Moto Ideal Servic (Luanda).

Participaram na primeira edição do campeonato nacional de Motocross, 25 pilotos das províncias de Luanda, Benguela e Lunda Sul.

Intervindo no final da prova, o vice-governador para os serviços técnico e infra-estrutura da Lunda Sul, António Teixeira, agradeceu a prontidão dos pilotos e o espírito patriótico e de unidade demonstrado, tendo assegurado que a competição superou todas as expectativas, pois os atletas conseguiram fazer um “grande” espectáculo.

Por seu turno, o presidente da Associação Provincial de Motocross de Luanda, Carlos Soweto da Silva Neto, agradeceu o apoio prestado pela Administração Municipal de Saurimo, que para além de albergar as caravanas, procurou satisfazer aquilo que era necessário em competições do género.

Saurimo é a cidade capital da província da Lunda Sul. Tem cerca de 423 mil 548 habitantes. De 1923 até ao fim da administração portuguesa, o seu nome foi Vila Henrique de Carvalho, em homenagem a Henrique Augusto Dias de Carvalho, o primeiro explorador da região da Lunda. É limitado a Norte pelos municípios de Lucapa e Cambulo, a Este pela República Democrática do Congo, a Sul pelo município de Dala, e a Oeste pelos municípios de Cacolo e Lubalo. É constituído pelas comunas de Saurimo, Mona-Quimbundo e Sombo. O município é igualmente constituído por 140 aldeias, das quais 61 já unificadas e possui ainda 16 povoações.

O município possui um subsolo rico em minérios, nomeadamente: diamantes, manganês e ferro. A população na sua maioria é da etnia cokwe e a língua nacional mais falada é também o cokwe.