Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ausncia do Petro marca Taa de Angola

Rosa Napoleo - 26 de Novembro, 2015

Ginastas do Petro de Luanda envolvido em compromissos acadmicos

Fotografia: Dombele Bernardo

A VI edição da Taça de Angola em ginástica, disputada no pavilhão Osvaldo Serra Van- Dúnen, na província do Huambo, ficou marcada pela ausência do Petro de Luanda. Questões académicas estiveram na base da decisão tomada pela direcção de Tomás Faria. Em declarações ao Jornal dos Desportos, o técnico principal da equipa do Petro de Luanda, Semba Miguel, explicou que tinham "a pretensão de competir nesta prova".

"Treinámos algum tempo, mas a preparação não foi a adequada por causa de compromissos académicos dos nossos atletas", disse. Semba Miguel assegurou, que "a maior parte dos atletas não conseguiu atingir os níveis competitivos a 100 por cento, porque tinham defesas e provas". A situação criou dificuldades ao grupo e a direcção concluiu que não tinha condição para participar da Taça de Angola.

Para além do Petro de Luanda, as províncias de Malanje e do Namibe também não mandaram os seus representantes ao planalto central. A equipa Nguzo Yeto das terras da Palanca Negra ainda não notificou a direcção técnica da Federação Angolana para justificar a ausência. A VI edição da Taça de Angola foi vencida pela equipa Jackson Garcia, da província de Benguela, com quatro medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze.

É a segunda vez consecutiva que Benguela se superioriza em quase todas as disciplinas. Entre os ginastas mais destacados do clube vencedor, estão Alice Tomás, Sofia Higino, Alexandra Menezes, Cledinádia António e Valdemiro Trumba. A equipa conseguiu as medalhas de ouro nas disciplina de ginástica rítmica, individual e artística.

Na segunda posição ficou a equipa do Agefir de Luanda, com duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. O Sporting do Bié ocupou o terceiro lugar com uma medalha de ouro, uma prata e duas de bronze. O Petro do Huambo e o Team Elite posicionaram-se no quarto e quinto lugar.