Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ausência pode afectar ranking

Silova Cacuti - 09 de Março, 2016

A Federação Angolana de Boxe (Faboxe) anunciou dificuldades financeiras para fazer deslocar a selecção nacional para Yaoundé, onde deve disputar de 11 a 19 do corrente o torneio pré-olímpico, qualificativo para os Jogos do Rio'2016. A equipa nacional ainda não viajou e a Faboxe tudo faz para que se concretize, segundo uma fonte próxima à Faboxe. A mesma fonte admitiu o cenário da desistência, ante as aludidas dificuldades.

"Estamos a tentar obter recursos para levar o grupo e pensamos reduzir, mas não depende só de nós, continuamos a fazer esforços e vamos aguardar", disse. O seleccionador nacional Enrique Carrion pode levar Pedro Gomes (56kg), Ferdinando Pedro (+91kg), Raimundo Gaieta (75kg), Menayami Mbimbi (81kg) e Carlos Masiya (91kg).

A provável ausência de Angola pode prejudicar a cotação dos pugilistas angolanos no ranking da Associação Internacional de Boxe (Aiba). Na última publicação do ranking referente ao mês de Fevereiro, o pugilista angolano Pedro Gomes da categoria dos 56 kg aparece na 19ª posição mundial, um lugar acima do anterior ranking.

Pedro Gomes é bronze do Campeonato Africano e dos Jogos Africanos, mantém os 500 pontos. O ranking recentemente divulgado exclui os nomes de Miguel Kembo (49kg), Vivaldo Rodrigues (52kg). Carlos Masia, 91kg, melhorou dois lugares e está na posição 54, contra a 56ª  anterior.

Adilson Ramiro de 64kg surge pela primeira vez na posição 55, tal como Menayami Mbimbi, 67º do ranking dos 81kg. A edição deste ano do torneio pré-olímpico africano tem um número recorde de países e atletas inscritos, segundo o site da Aiba. Aquele portal referencia a 272 atletas de 39 países. No sector feminino, apenas três países  inscreveram-se.

O boxe esteve na primeira participação angolana nos Jogos Olímpicos, na edição de Moscovo'1980. Nos Jogos de Londres'2012, esteve representado por Tumba Silva, atleta que acabou desqualificado sem competir, por ter falhado as pesagens oficiais.