Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Auxlio Jacob confirma presena

Rosa Napoleo - 14 de Abril, 2013

Ns tnhamos tudo pronto para participarmos e fomos simplesmente surpreendidos com a no atribuio dos vistos aos atletas,

Fotografia: Jornal dos Desportos

O dirigente disse ao Jornal dos Desportos que se deslocou àquele país para discutir os motivos que forçaram a não participação da Selecção Nacional na primeira etapa da Taça do Mundo que decorreu em Portugal. O resultado da reunião foi positivo, uma vez que Portugal reconheceu a sua falha.

“Senti-me na obrigação de rever esta situação. Nós tínhamos tudo pronto para participarmos e fomos simplesmente surpreendidos com a não atribuição dos vistos aos atletas, por parte da embaixada portuguesa. Felizmente, depois do encontro que tive com as entidades desportivas daquele país, recebi novamente a confirmação de podermos marcar presença com a ginástica rítmica na Segunda Etapa da Taça do Mundo, de 24 a 30 deste mês, no Centro de Alto Rendimento de Coimbra”, disse.

Auxílio Jacob lamentou o facto de Angola não conseguir estar na primeira etapa da prova porque, segundo ele, tinha condições de se posicionar bem na tabela classificativa. “Foi pena. Tivemos conhecimento de que a Rússia foi a vencedora, deixando a Espanha na segunda posição e a China em terceiro lugar. Portugal, país anfitrião, terminou na penúltima posição, deixando o último posto para o único país africano. Acredito que se Angola participasse, conseguia uma posição privilegiada, porque temos boas atletas de rítmica.”

A Federação Angolana de Ginástica vai aproveitar a estadia em Portugal para alistar o director técnico, Augusto Sungo, e o coordenador das academias, Pina Serrão, a fim de participarem num curso de ginástica acrobática, a decorrer de 17 a 22 deste mês.

A par das actividades nacionais, o presidente garantiu ter anunciado os prazos para a realização dos campeonatos provinciais por parte das localidades onde existe a modalidade. Os mesmos devem ser concluídos até final deste mês.