Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Auxlio concorre prpria sucesso

28 de Agosto, 2016

Fotografia: Domingos Cadncia

O prazo para a entrega das listas de candidatura do pleito eleitoral agendado para 3 de Setembro, na Galeria dos Desportos, terminou ontem.

Até ao momento Pedro Belchior, presidente da comissão eleitoral, confirma apenas a única lista encabeçada pelo presidente cessante..

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Auxilio Jacob disse que  pretende continuar à frente da modalidade por mais um mandato para terminar os projectos concebidos pelo elenco.

"Entendemos que existem muitos projectos que ficaram por se concluir e não seria bom deixar esta tarefa para outrem. Temos por exemplo a questão da abertura das associações nas províncias do Bengo, Lunda Norte e Zâire, que são as únicas que ainda não estão oficialmente promovidas.

Infelizmente não conseguimos participar nos Jogos Olímpicos do Rio, porque falhamos todos os mundiais de qualificação", reiterou. Apesar de falhar a meta dos olímpicos do Rio, o dirigente não perdeu a esperança de colocar a modalidade na grande competição olímpica e reitera. "Tudo faremos para que a ginástica esteja nos próximos olímpicos do Japão em 2020. Esta será a nossa grande ambição. Para isso nós precisamos colocar a disposição dos ginastas todo o material de qualidade para um treinamento de qualidade. Estamos a aguardar a pista de tumbling já solicitada, e potenciar às restantes províncias deste material".

O líder da modalidade no país, aclarou que as províncias que beneficiaram de Centros de Auto Rendimentos para a ginástica como o Huambo, Huila e Benguela, são as que mais atletas emprestam às selecções nacionais para as provas internacionais.  "Temos colhido muitos fritos do investimento que fizemos nessas províncias, com a construção desses centros especiais. Os ginastas dessas regiões têm tido melhores condições de treinamento e muitos deles preenchem as convocatórias da selecção. Queremos esta qualidade de material em todas as províncias para estarmos em condições de elevar o país nos próximos eventos".  Todos os associados provinciais já concluíram as suas eleições e terão direito a voto que deverá ser feito pessoalmente de acordo com o regulamente da comissão eleitoral. Luanda, Bié, Huambo, Benguela, Huila, Cabinda, Moxico, Cuando Cubango, Malange, Cuanza Norte, Cuanza Sul e Namibe são as províncias que terão direito a voto.


GOLFE
Open presidente tem  vencedor


A última jornada do Open Presidente disputa-se hoje, às 7 horas, no campo de golfe do Morro dos Veados, com a inserção de 22 golfistas, todos inscritos no Clube da modalidade de Luanda. A principal atracção da prova de strokplay net está toda centralizada ao jogador José Amaral, actual comandante da competição com 72 pancada net.

A vantagem que o comandante tem em relação aos próximos perseguidores é superável. O conforto é mínimo, visto que a perseguição do título está assumida por quatro opositores, todos com 75 pancadas net. Representando uma ligeira diferença de 3 pancadas net.