Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Bach concorre à presidência do COI

11 de Maio, 2013

Thomas Bach, presidente Confederação Olímpica do Desporto Alemão

Fotografia: AFP

Bach, de 59 anos e ex-campeão olímpico e mundial de esgrima, oficializou a candidatura na sede da DOSB, em Frankfurt, onde assegurou que assume o desafio de suceder a Rogge.

“Dediquei grande parte da minha vida ao desporto, desde a minha infância até hoje. Estou consciente do grande trabalho que supõe presidir ao COI. Mas a minha trajectória faz-me estar convencido que estou preparado para o desafio”, afirmou.

O vice-presidente do COI acrescentou que já tinha informado Rogge, assim como os restantes membros do organismo da sua decisão de optar pela presidência, eleição que tem lugar na 125ª assembleia do COI, a 10 de setembro, em Buenos Aires.

Bach aproveitou a ocasião para agradecer a “todos aqueles companheiros” que o apoiaram a dar esse passo e disse assumir o desafio de lutar pela presidência com o “espírito universal olímpico” sintetizando o lema “unidade na diversidade”. A sua eleições seria “um grande reconhecimento para o desporto alemão”, enfatizou Bach, segundo candidato do seu país a tentar chegar à presidência, depois de Willi Daume, que se candidatou em 1980.

Apesar de ser discreto, variadas personalidades do mundo desportivo reconhecem o seu carácter ambicioso e bem preparado para assumir o desafio de suceder Rogge.
Advogado de profissão, Bach foi campeão olímpico de florete por equipas nos Jogos de Montreal 76, assim como campeão do mundo da disciplina em 1976 e 1977.