Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ben Spies antecipa aposentao da Moto GP

29 de Outubro, 2013

Ben Spies antecipa aposentao da Moto GP

Fotografia: AFP

O americano Ben Spies anunciou que se aposenta da MotoGP, antes do treino classificativo para o Grande Prémio do Japão da categoria. O piloto tinha contrato com a Pramac Ducati até o fim de 2014, mas optou por antecipar a despedida do desporto devido a lesões.

Spies assinou com a equipa satélite da Ducati para as temporadas de 2013 e 2014, mas sofreu uma queda no GP da Malásia de 2012, e ficou um longo período em recuperação. Chegou a disputar as etapas do Katar e de Austin este ano, mas ausentou-se novamente. Fez outro retorno às pistas no GP de Indianápolis deste ano, mas caiu no terceiro treino livre e precisou passar por novas cirurgias.

“Eu tinha altas expectativas em correr pela Ducati e a marca apoiou-me muito neste duro ano, por isso estou tremendamente desapontado que não tenha sido capaz de atingir as minhas marcas pessoais e metas com a Ducati. Nunca sonhei atingir o nível de sucesso que consegui nos últimos 20 anos a correr, mas a hora de parar chegou e faço isso com muita tristeza”, afirmou o americano.

Campeão do Mundial de Superbike em 2009, Ben Spies nunca chegou a lutar pelo título da MotoGP, nas seis temporadas em que esteve na principal categoria. O seu melhor desempenho foi em 2011, quando encerrou a temporada na quinta posição. Em 57 provas conseguiu uma vitória no Grande Prémio da Holanda de 2011 e subiu ao pódio em outras cinco ocasiões.