Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Benfica B ergue trofu na provncia da Hula

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 20 de Dezembro, 2013

A academia do Benfica B sagrou-se vencedora do festival infanto-juvenil em taekwo-d

Fotografia: Jornal dos Desportos

Na prova, que decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo do Benfica do Lubango, na cidade de Lubango, a equipa campeã totalizou quatro medalhas de ouro e duas de bronze. A segunda posição coube à equipa do Sporting Clube do Lubango com uma medalha de ouro, seguida pela academia do Benfica A com três medalhas de prata. A Comuna da Arimba quedou-se em quarto lugar com duas medalhas de prata e uma de bronze.

Noutras posições, a academia da Força Aérea ficou em quinto lugar com uma medalha de prata e uma de bronze, enquanto a equipa da Escola 1007 se contentou com o sexto posto com apenas uma medalha de bronze. Na última posição quedou-se a equipa do Clube Desportivo da Huíla (CDH) sem medalhas.

Em individuais, Erikson Baptista, da academia do Benfica do Lubango B, arrebatou a medalha de ouro na categoria de -23kg, João Kandis, da Comuna da Arimba, conquistou a medalha de prata, enquanto Lucas Jamba, da Escola 1007, levou a medalha de bronze.

Na categoria dos -28kg, a vitória sorriu a Inácio António, do Benfica B. António Padele, do Benfica A, arrancou a medalha de prata e Maurício Nguaya, da Força Aérea, contentou-se com o bronze. Mariano Katerça, do Benfica B, conquistou a medalha de ouro no -34kg. Nos lugares seguintes quedaram-se Salomão Miguel, do Benfica A, com a prata, e Edmilson de Jesus da Comuna da Arimba, com a medalha de bronze.

Abílio Calandula, do Sporting do Lubango, triunfou nos -39kg, Benvindo Adolfo, do Sporting do Lubango, venceu a medalha de ouro na categoria dos -49kg, e Sílvio Michel, do Benfica B, conquistou o ouro na categoria dos -52kg.

CLASSE FEMININA
A proeza recaiu na equipa do Benfica do Lubango B com uma medalha de ouro, enquanto a academia do Benfica do Lubango A ficou relegada para a segunda posição ao arrebatar uma medalha de prata. A academia da Comuna da Arimba ocupou a terceira posição com uma medalha de bronze.

Em individuais, Inês Bimbi, do Benfica do Lubango B, levou a medalha de ouro nos -23kg. Francisca Jamba, do Benfica A, ficou com a medalha de prata, enquanto Graciana Nawese, da comuna da Arimba, contentou-se com a medalha de bronze.

AVALIAÇÃO

O festival infanto-juvenil teve como objectivo avaliar o nível técnico-táctico e psicológico dos atletas no quadro do programa de massificação. As equipas estavam constituídas por seis atletas masculinos nas categorias de -23kg a -52kg e de três femininos na categoria de -23kg.No torneio infanto-juvenil evoluíram sete equipas, designadamente o Benfica do Lubango (A e B), Clube Desportivo da Huíla, Sporting do Lubango, Força Aérea, Escola 1007 e Comuna da Arimba.

Durante o festival realizaram-se demonstrações de Kyorugui (combates), Poomse (movimentos coordenados) , Kiokpa (Quebras) e Taekwondo Dance.
O secretário-geral da Associação de Taekwo-dó da Huíla, David Lelo, disse ter ficado surpreendido com a equipa oriunda da Comuna da Arimba, que deixou indícios de evolução para os próximos campeonatos. David Lelo revelou que face ao sucesso, a competição vai ter uma periodicidade trimestral no calendário de actividades da Associação de Taekwo-dó da Huíla.


JOGOS DA LUSOFONIA
Selecção Nacional
faz pausa de Natal


A Selecção Nacional de Taekwo-dó, que se prepara na cidade do Lubango para representar o país nos Jogos da Lusofonia, vai observar uma pausa de Natal, a partir do próximo dia 22, para permitir aos atletas mais convívio com a família durante a quadra festiva.

O conjunto, constituído pelos atletas Manuel Nhango (Benfica do Lubango), Dário Facada (Fitness Clube), António Fernando (Força Aérea), João Malamba (Benfica do Lubango), Rosalina Cláudia (Benfica do Lubango), Suzaneth Rosário (Benfica do Lubango), Daisy Ponson (1º de Agosto) e Sandra António (Fitnnes Club) preparam a competição desde o princípio de Outubro sob a orientação do técnico Salomão Lumbo.  As técnicas pré-competitivas de defesa e ataque, os psicotécnicos, assim como observações e análises dos vídeos de artes mais recentes de treinos constaram do programa do grupo.

 “Estamos entregues 100 por cento aos treinos para que estejamos em condições de obter medalhas, mas vamos fazer uma pausa entre os dias 22 e 27 e retomaremos o trabalho até ao dia 30, data prevista para a segunda pausa dos atletas. O regresso aos treinos está programado para 4 de Janeiro”, disse. Os Jogos da Lusofonia realizam-se na primeira quinzena do mês de Janeiro de 2014, no estado de Goa, Índia.
ROSA NAPOLEÃO