Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Benfica de Lisboa domina troféu Zé Du

24 de Agosto, 2015

73º aniversário do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que se assinala a 28 do corrente.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A equipa do Benfica de Lisboa sagrou-se ontem campeã da 14ª edição do torneio internacional de hóquei em patins "Troféu José Eduardo dos Santos", após vitória sobre a Selecção Nacional na derradeira jornada por 4-1. É o quinto troféu do historial da competição que fica em mãos de uma equipa não angolana, depois da equipa sénior do Benfica, em 2005 e 2008; e Desportivo de la Coruña, em 2006 e 2009.

Os benfiquistas, diga-se, já chegaram consagrados à última jornada, depois de terem sido vitoriosos nas duas primeiras jornadas em que bateram o 1º de Agosto, por 3-2 e golearam (7-4), aos confrades do Sporting de Portugal. Ganhando ou não, o caneco estava assegurado. Ainda assim, a equipa orientada por Jorge Godinho ignorou o seu historial e jogou diante de Angola com a mesma disposição de quem precisa pontos para ganhar o torneio.


Aos primeiros instantes de estudo mutuo entre ambas equipas seguiu-se um momento de equilíbrio que foi paulatinamente quebrado pelo conjunto português até assumir domínio e marcar o primeiro golo à passagem do minuto seis. João Sarpo foi autor do golo. A reacção da equipa nacional foi ténue, já que o golo sofrido desestabilizou a linha de jogo que os pupilos de Nuno Resende apresentavam. A vantagem dos lusos manteve-se até ao intervalo.

Os 20 minutos do segundo tempo trouxeram a mesma realidade com quente acabou a primeira parte. Benfica mais esclarecido, com maior posse de bola, mas numa jogada de contra-ataque Nilson Correia "Ni " rematou forte, sem hipótese para o guarda redes benfiquista e restabeleceu a igualdade. Haviam 16 minutos por jogar.

Angola subiu as linhas defensivas na procurando segundo golo mas, no contra-golpe, mais uma vez Sarpo alterou o marcador. Aliás, tornou-se homem da noite, ao apontar ainda o terceiro tento dos benfiquistas. Noutro jogo da derradeira jornada o 1º de Agosto, que jogou a prova com uma equipa sub-23, somou o seu segundo triunfo ao bater o Sporting de Portugal por 4-2. O resultado colocou a equipa militar na segunda posição da tabela geral com seis pontos de duas vitórias e uma derrota, consentida diante do Benfica de Lisboa.

O Sporting de Portugal ficou na terceira posição, ao passo que a Selecção Nacional que projecta o mundial, no próximo mês, foi última classificada. A 14ª edição do torneio internacional José Eduardo dos santos visa festejar o 73º aniversário do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que se assinala a 28 do corrente. 
Silva Cacuti