Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Benfica de Lisboa quer título europeu

31 de Janeiro, 2015

No sector feminino, o Sporting de Portugal tem poucas hipóteses de dar nas vistas, dada a notória diferença de valor e momento de forma entre Sara Moreira e as restantes atletas do clube leonino.

O Benfica de Lisboa reforçou-se este ano com Youssef el Kalai. Com os restantes elementos em boa forma, como demonstraram nas São Silvestre e no Nacional de Estrada, a equipa vai lutar pelo lugar mais alto do pódio, que já foi do Sporting (14 vezes, entre 1977 e 1994), Maratona (6, entre 1995 e 2009) e Conforlimpa (em 2011).

A formação espanhola do Atletismo Bikila, campeão nos últimos três anos (e quatro vezes nos últimos cinco) perdeu alguns atletas, entre os quais Ayaad Lamdassem (2º em 2014) e Javier Guerra (5º), embora mantenha Alemayehu Bezabeh, terceiro no recente "Europeu" e duas vezes vencedor da TCCE.

A equipa vice-campeã de Espanha, o Union Guadalajara, que corre em casa, é outro adversário a ter em conta, apresentando como principal figura Mohamed Marhum, 6º no "Europeu", e tendo três marroquinos nos inscritos, embora apenas um possa alinhar.

De entre as 21 equipas inscritas, há ainda que contar com as formações turca (Istambul BBSK) e francesa (Alés Cevennes, com El Hassan Lahssini), já que os italianos não se inscreveram este ano.

O Benfica de Lisboa vai apresentar Rui Pedro Silva, quarto classificado na época passada, Rui Pinto, Alberto Paulo, José Moreira, Ricardo Ribas e Youssef el Kalai.

Na competição feminina, o Sporting de Portugal sucede ao desaparecido Maratona como representante português, fazendo alinhar duas das atletas que fizeram parte da equipa de há um ano: Leonor Carneiro e Joana Costa. Completam a equipa Sara Moreira, Ana Ferreira, Sara Pinho e Susana Francisco.

Sara Moreira, embora longe da sua melhor forma, parece ser a única com possibilidades de uma classificação entre as primeiras.

Em termos colectivos, o Sporting dificilmente vai fazer melhor que o 6º lugar do Maratona na época passada, entre as 13 equipas inscritas, das quais a italiana do CS Esercito (2ª em 2014), as duas espanholas (Santutxu, então 3ª, e Seoane Pampin), a turca do Uskudar e a britânica do Aldershot se apresentam como principais candidatas, face à ausência do Lutch de Moscovo, campeão nos últimos três anos.

No escalão de juniores, Portugal apresenta a formação masculina do Benfica, campeã em 2012 e 2013 e 3ª em 2014, mas este ano com uma equipa mais limitada, e a feminina do NúcleOeiras, sem quaisquer aspirações.