Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Benfica de Luanda aposta forte na Volta a Portugal

João Francisco - 31 de Julho, 2015

Angola está representada este ano na 10ª edição da Volta a Portugal na categoria de juniores

Fotografia: Jornal dos Desportos

Angola está representada este ano na 10ª  edição da Volta a Portugal da categoria juniores, através dos ciclistas Bruno Araújo e Gabriel Cole, do Benfica de Luanda, que estão integrados numa equipa mista luso/angolana com o ACD Milharado.

Os ciclistas angolanos que estão desde sexta-feira passada em Portugal, juntaram-se no dia seguinte à equipa em Lisboa, para participarem na competição que decorre desde ontem até amanhã, com término em Fafe.

Nos dois últimos anos, dois dos melhores ciclistas angolanos participaram na principal Volta a Portugal/Liberty Seguros, que este ano faz disputar a sua 77ª edição desde segunda-feira até 9 de Agosto em algumas das principais regiões do País.

Para este compromisso, o Benfica de Luanda contou com o patrocínio da empresa XXL, que fabrica energéticos do mesmo nome, que assegurou bilhetes de passagem e outras despesas da caravana das "águias da capital", na 10ª Volta a Portugal da categorias de juniores.

Em 2013, na 75ª edição da Volta a Portugal/Liberty Seguros, Angola esteve representada pelo campeão e vice-campeão nacional de Ciclismo de Estrada, Igor Silva e Walter Silva.

Em 2014, a eleição recaiu novamente para o campeão nacional absoluto (de velocidade e resistência), ao ciclista Igor Silva, 30 anos, que repetiu agora a mesma proeza dos últimos anos, no XXV Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada, disputado entre 16 e 19 deste mês na província do Huambo, onde revalidou os seus títulos de melhor corredor angolano da actualidade.

Bruno Araújo, 17 anos,  campeão nacional júnior de Angola de 2014, filho do recordista dos Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada de Angola, Justiniano, foi escolhido como o "chefe de fila" da equipa Luso Angolana, ACD Milharado/Benfica de Luanda. Integra ainda a mesma equipa Bruno Cole, campeão nacional júnior deste ano.

ETAPAS E PRÉMIOS
A I etapa da 10ª edição da Volta a Portugal da categoria juniores, que conta com a participação de dois dos melhores corredores angolanos da categoria, foi disputada ontem na distância de 98,5 quilómetros, entre Vila Nova de Foz Côa e Bragança. 

A II etapa disputa-se hoje entre Boticas e Montalegre, 77,6 km. A III etapa, que encerra competição, é uma tirada de 102,7 km, sai da Ribeira de Pena e termina em Fafe. No cômputo geral, esta competição terá 278,8 km.

Nesta competição são atribuídos em cada etapa a "camisola amarela" de líder da classificação individual por tempos, a "camisola verde" da classificação geral por pontos, a "camisola azul) (geral de montanha) e a "camisola branca" de melhor cadete do 1º ano.

São ainda atribuídos prémios monetários de 90 a 10 euros para os dez primeiros classificados da etapa, cabendo ao primeiro classificado igualmente o troféu de vencedor. Já para a classificação geral individual, os três primeiros classificados recebem valores que rondam os 135 e 75 euros. Os restantes até ao décimo serão renumerados com valores dos 60 aos 15 euros. O total geral dos prémios a serem atribuídos está orçado em 1.575 euros.