Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Benguela acolhe em Agosto Nacionais de Ténis

04 de Julho, 2013

O Open de Gstaad, em terra batida, está agendado de 22 a 28 de Julho e foi ganho por Federer em 2004.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Federação Angolana de Ténis (FAT) anunciou para Agosto, na província de Benguela, a realização dos Campeonatos Nacionais, em ambos os sexos e distintas categorias. O director técnico da FAT, Garcia Kiambi, disse à Angop que em parceria com a Associação Provincial de Benguela da modalidade estão a ser criadas condições para que a prova se realizar no período de pausa escolar.
    
“Para não haver transtornos no processo escolar dos tenistas, os campeonatos devem ser nas férias dos alunos e estamos a trabalhar com a Associação de Benguela que se comprometeu a acolher a prova”, afirmou. Garcia Kiambi referiu ter a certeza que a prova em juvenis, cadetes, juniores e seniores se realiza com o previsto. A questão do alojamento e alimentação das delegações provinciais, revelou, são os principais pontos de análise com autoridades desportivas de Benguela para os encargos por parte dos clubes participantes serem minimizados. 

Na consequência das eleições em 2008, com processo encaminhado para os Tribunais de Luanda, o ténis angolano viveu momentos de “turbulência e letargia”, que impediu a realização de campeonatos nacionais. O novo elenco da FAT, liderado por Matias Castro da Silva, que concorreu em lista única e de consenso ao quadriénio 2012/2016, está a desenvolver um programa de reactivação do ténis nacional, que é praticado nas províncias de Benguela, Cabinda, Huíla, Luanda, Lunda Norte, Huambo, Namibe e Uíge. Os tenistas Nelson Almeida, do CTL, e Camila Zangui, do IMEL/Elite, são os campeões nacionais absolutos.

Roger Federer regressa a Gstaad
O tenista suíço Roger Federer, terceiro do ranking mundial, anunciou terça-feira que disputa, pela primeira vez em nove anos, o Open de Gstaad, depois da surpreendente eliminação que sofreu em Wimbledon. O antigo número um do Mundo utilizou o Twitter para revelar o seu regresso ao torneio helvético, após ter sofrido a pior derrota da sua carreira na década numa prova do Grand Slam.  “Decidi jogar no Open de Gstaad e estou ansioso por jogar na Suíça este Verão. Foi o primeiro torneio que me deu um 'wild card' em 1998”, escreveu Federer.


O tenista de 31 anos, sete vezes campeão em Wimbledon, foi este ano eliminado de forma inesperada na segunda ronda do torneio inglês pelo ucraniano Sergiy Stakhovsky, 116º do ranking mundial. Este desaire pôs fim a uma série de 36 presenças consecutivas nos quartos de final de provas do Grand Slam, algo que durava desde a edição de Roland Garros de 2004. O Open de Gstaad, em terra batida, está agendado de 22 a 28 de Julho e foi ganho por Federer em 2004.