Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Benguela acolhe Festival

Rosa Napole?o - 12 de Julho, 2017

O evento está programado para os dias 13 a 17 de Agosto na cidade de Benguela.

Fotografia: José Cola

O Festival Nacional de Ginástica comporta os campeonatos nacionais da primeira e segunda divisão e a segunda edição da Taça de Elite. O evento está programado para os dias 13 a 17 de Agosto na cidade de Benguela.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o presidente da Federação Angolana de Ginástica, Auxílio Jacob, assegurou que a mega actividade vai colocar em competição todas as especialidades, mormente, a ginástica rítmica (arco, bola, massas e fita), rítmica de conjuntos, artística (cavalo com arcos, paralelas e solo), assim como os saltos de tumbling.

\"É pela primeira vez que juntamos as provas num só período\", disse.

Para conferir maior disputa, todas as equipas do país estão convidadas para participar do evento. Para além da vertente desportiva, os atletas, os treinadores e dirigentes associativos vão participar de um Encontro Nacional de Ginástica, onde a direcção da Federação vai homenagear os antigos dirigentes e praticantes. Por outro lado, está previsto a realização de um seminário sobre a anatomofisiologia do exercício físico. O objectivo é capacitar os agentes desportivos sobre o sistema motor do corpo humano.

Fora do Festival Nacional de Ginástica, a agenda da direcção da FAG reserva as visitas em Angola dos presidentes das Federações de Portugal, Moçambique e de Cabo Verde. As presenças das altas individualidades estrangeiras visam ajudar a classificar o estado actual da ginástica angolana, em que se ressalta o nível competitivo dos atletas.

\"Estive recentemente em Portugal e mantive uma conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Ginástica. Traçámos algumas metas.
Vamos dar continuidade a esse diálogo na sua vinda este mês ao país. Em conjunto com os outros homólogos, pensamos regularizar a situação da ginástica na Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP)\", confirmou. 

Recorda-se que a primeira edição da Taça de Elite contou com a participação de 62 atletas. Na classificação de clubes, Jackson Garcia de Benguela, em ambos as classes, venceu com cinco medalhas de ouro, uma de prata e outra de bronze. O Sporting do Bié ocupou o segundo lugar com uma medalha de ouro e uma de prata, seguido do Petro de Luanda.