Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Benguela agrada a Veii Vatumbaui

Olegário Correia - Benguela - 22 de Junho, 2014

Infra-estruturas desportivas e hoteleiras de Benguela deixaram encantado o presidente do CSDUA o namibiano Veii Vatumbaui

Fotografia: Dombele Bernardo

As condições infra-estruturais que Benguela oferece para a prática do desporto deixou maravilhado o presidente do Conselho Superior dos Desportos da União Africana (CSDUA) da Zona VI, Veii Vatumbaui. O responsável considerou que o país está em condições para albergar os Jogos da SADC em sub-20 em 2016. O certame é qualificativo para os Jogos Africanos da categoria.

O namibiano Veii Vatumbaui instou as autoridades angolanas a erguerem mais infra-estruturas físicas no sentido de facilitar a praticabilidade das demais modalidades desportivas no referido certame, como são os casos do atletismo, do ténis e da natação. As existentes na província de Benguela carecem de medições internacionais.

O futebol, o basquetebol, o andebol, o voleibol, canoagem, o netball, boxe e desportos adaptados são outras modalidades que, a par do atletismo, da natação e do ténis de campo, vão mexer com os benguelenses nos próximos Jogos da SADC  em 2016.

“Por aquilo que nos foi dado observar em tão curto espaço de tempo, pude concluir que Angola tem facilidades para organizar eventos mundial, visto que possui infra-estruturas desportivas e hoteleiras que em muitos países africanos não podemos encontrar”, revelou o homem-forte do CSDUA, para quem o facto de Angola ter já organizado campeonatos africanos de futebol, andebol e basquetebol, para além do mundial de hóquei em patins, diz tudo.

Para Veii Vatumbaui, a aposta do Estado angolano no desporto e nas suas infra-estruturas físicas é prova de que as autoridades estão fortemente empenhados no engrandecimento do desporto do país e da região, isto para não falar do continente em si. “Aqui há trabalho. Espero que os angolanos saibam tirar o máximo proveito daquilo que nos foi dado constatar. Mais do que isto, saio maravilhado e ciente de que em 2016 a realização dos jogos da SADC, que a cidade de Benguela se prepara para organizar, seja coroada de êxito total”, considerou.

Para além de Angola, Veii Vatumbaui assegurou a presença nos Jogos da SADC da África do Sul, Botswana, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícia, Moçambique, Namíbia, RD Congo, Tanzânia, Seychelles, Suazilândia, Zâmbia e Zimbabwe. A par destes países, espera-se a participação de mais quatro países de outros blocos regionais do continente.