Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Benguela alberga Festival

Rosa Napole?o - 26 de Julho, 2017

Festival Nacional de Ginástica na cidade de Benguela

Fotografia: Jornal dos Desportos | Edições Novembro

A segunda edição da Taça Elite, inserida no Festival Nacional de Ginástica, realiza-se de 13 a 17 de Agosto nas cidades de Benguela e do Lobito. A informação foi prestada por Auxílio Jacob, presidente da Federação Angolana da modalidade. O evento desportivo congrega também os campeonatos nacionais da primeira e segunda divisão.

\"Vamos estar reunidos durante cinco dias para realizar as provas. É a primeira vez que juntamos as competições num só período. Vão estar em disputadas todas as especialidades, mormente, a ginástica rítmica (arco, bola, massas e fita), rítmica de conjuntos, artística (cavalo com arcões, paralelas e solo) e saltos de tumbling\", descreveu Auxílio Jacob, que também assegurou a convocação de todas as equipas do país para o Festival Nacional.

A par das disputas, realizar-se-á um Encontro Nacional que vai analisar a situação da modalidade e homenagear todos os antigos dirigentes e ex-praticantes como reconhecimento da prestação dada à modalidade.

O programa contempla também a realização de um seminário sobre a anatomofisiologia do exercício físico. O objectivo é capacitar os responsáveis sobre os sistemas motores do corpo humano.

A agenda da ginástica nacional reserva também as visitas dos presidentes das Federações de Portugal, Moçambique e de Cabo Verde. Os estrangeiros convidados vão ajudar a classificar o estado actual de ginástica e o nível competitivo dos atletas nacionais.

\"Estive recentemente em Portugal e mantive uma conversa com o presidente da Federação portuguesa de ginástica. Traçamos algumas metas e vamos dar continuidade ao diálogo na sua vinda já este mês ao país. Em conjunto com os outros homólogos, pensamos regularizar a situação da ginástica nos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP)\", confirmou.                           
ROSA NAPOLEÃO