Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Benguela no mundial de pesca desportiva

Álvaro Alexandre - 20 de Dezembro, 2013

Equipas angolanas estão em preparação para uma representação condigna no campeonato a decorrer na Costa Rica

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os vistos de acesso resultaram das consagrações nos torneios Olupito (Anfiris) e Hotel Restinga (9Nknots Restinga Team), realizados na cidade de Lobito nos dois últimos finais de semana.

Com o apuramento dos Anfiris e do 9Nknots-Hotel Restinga Team, a província de Benguela vai marcar presença com uma delegação de três equipas. A terceira é o Team Dourado, que se estreou na alta competição mundial no ano transacto, na Costa Rica. Angola vai participar com uma delegação estimada em 70 membros afectos a 13 equipas, que se esmeram na criação de condições para estarem presentes na cidade de Quepos.

As equipas Azarados, Jikula O'Mesu, Marlinheiros, Team Dourado, Lampas, Doce Vela, Team Náutico, Team Release, Tubarões Fishing Team, Tudo Fish Fishing Team, Malembeiros, 9Nknots-Hotel Restinga Team e Anfiris completam o grupo.

Na eventualidade de se registar alguma desistência, estão em prontidão três equipas. Conforme regulamento do OWC, os segundos e terceiros classificados de alguns torneios têm possibilidades de ocupar os lugares. Assim, os Azarados podem ceder lugar ao Xiripiti; o Jikula O'Mesu aos Dragões e os 9Nknots-Hotel Restinga Team aos Bravos da Baía e estes ao Só pra Contrariar. Nos restantes torneios, os segundos e terceiros classificados já estão qualificados.

O presidente do Clube Náutico da Ilha de Luanda, Horácio Pina, acredita que todas as formações apuradas vão marcar presença no Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva de Alto Mar de 2014.

“Não acredito que estas três equipas percam a oportunidade de pescar veleiros na Costa Rica e ‘passem bola’ aos outros. Mas se o fizerem, então, que tomem a decisão de renúncia antes do final do mês corrente”, advertiu.


ASSOCIATIVISMO
Pesca infantil
abre festival


Pesca infantil, canoagem, remo e regata de Kayake (K1) vão abrir, a 25 de Janeiro de 2014, as festividades do CXXXI aniversário da constituição do Clube Naval de Luanda, a decorrer até ao mês de Maio do próximo ano. O programa inclui também as modalidades de natação e de vela.

A direcção do Clube Naval de Luanda pretende trabalhar com o programa do ano passado, mas reserva a possibilidade de haver alguma inovação. Os alunos de kayake vão exibir-se nas provas de k1 e k2, enquanto nas provas de vela ligeira o certame começa com a classe Optimist, Laser, 420, 470 e fecha com uma regata de vela de cruzeiro.

As actividades do dia vão encerrar com uma prova de natação a ter lugar na contra-costa da ilha de Luanda e vai ter classificação absoluta.
Na edição passada, a regata contou com a participação de atletas de nacionalidade portuguesa.
ROSA PANZO