Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Bernardo Joo est atento reorganizao

Silva Cacuti - 13 de Outubro, 2016

As eleies na Federao Angolana de Atletismo esto marcadas para 8 de Novembr

Fotografia: Jornal dos Desportos

Bernardo João, líder da lista C, procede hoje à apresentação da candidatura ao pleito eleitoral da Federação Angolana de Atletismo, acto marcado para as 10h00, na Rua General Roçadas, em Luanda. O programa da lista sob o lema "Olhar o atletismo por dentro", preconiza acções direccionadas para as áreas desportiva, administrativa e técnica.A promulgação de um dia do atletismo; trabalho junto dos principais clubes para que o atletismo faça parte do leque das modalidades que movimentam, e cadastramento de atletas são algumas das acções mais visíveis no capítulo desportivo.

Quanto aos aspectos administrativos, Bernardo João propõe realizar anual e regularmente as assembleias - gerais para aprovação de relatórios e contas; reforço do potencial de desenvolvimento das Associações provinciais, que incluem a cedência de verbas.A criação de uma comissão técnica actuante; formação contínua e específica de técnicos; cadastramento de treinadores, juízes e cronometristas, de acordo com o nível de formação;

criação de um departamento médico para acompanhamento dos principais atletas; combate às formas ilícitas de obtenção de marcas, como recurso ao doping e adulteração de idades, são alguns dos conteúdos que dão corpo às acções do programa no capítulo técnico. Bernardo João tem João Ntyamba e Gertrudes Sepúlveda como vice-presidentes de direcção. Joaquim Dombaxi está indicado para secretário geral.

A mesa da Assembleia-geral vai ser presidida por José Almeida, que vai ter Francisca Xavier como vice-presidente e Carla Carvalho, secretária. Delfina Machado vai presidir ao Conselho Fiscal, enquanto o Conselho Jurisdicional vai ter presidência de Adalberto Fernandes. Margarida de Carvalho vai presidir ao Conselho de Disciplina.As eleições na Federação Angolana de Atletismo estão marcadas para 8 de Novembro.

RECANDIDATURA LEVADA
À CIDADE DO LUBANGO

Depois de ter apresentado o programa de candidatura em Luanda, a lista A liderada por Carlos Rosa trabalha hoje  na cidade do Lubango. Ontem, a recandidatura foi apresentada na cidade de Moçâmedes, segundo o calendário chegado à nossa redacção.A agenda do candidato inscreve visitas ao Uíge, no dia 14, ao Bié e Huambo, no dia 18. No dia 21, 23, 26, 27 e 29, Carlos Rosa visita as províncias da Lunda Norte, Cuando Cubango, Cabinda, Benguela e Bengo.

O antigo Secretário -geral da Federação cumpriu os dois últimos mandatos como presidente e fala da inversão do quadro actual do atletismo no país. Pelo menos, seis Associações sem clubes estão inscritas no quadro da população votante, facto que espelha bem o quadro em que se encontra o atletismo no país.

O presidente cessante aponta para uma nova visão da modalidade virada à formação. O programa kid Athletes, desenvolvido pela Federação Internacional (IAAF), ganha corpo no país. Carlos Rosa pretende aproveitar também os planos de formação da Solidariedade Olímpica, um órgão do Comité Olímpico Internacional.