Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Bernardo trabalha no Bi

Silva Cacuti - 30 de Outubro, 2016

Bernardo Joo (ao centro) esteve na provncia do Huambo e na do Bi

Fotografia: Ndombele Bernardo

Bernardo João, candidato às eleições do próximo dia 8 de Novembro na Federação Angolana de Atletismo (FAA), trabalhou nas cidades do Huambo e do Cuíto, onde explicou as linhas fortes do seu programa de acção.

No Cuíto, onde esteve na sexta-feira, o recordista nacional de lançamento de dardo trabalhou com a direcção do Sporting do Bié e com a associação local, únicos integrantes da lista da população votante.

Ontem, no Huambo, Bernardo João líder da lista C cumpriu jornada semelhante junto das direcções do Petro e da Associação locais, que também têm direito a voto.

"Foi uma jornada que consideramos positiva, em função da forma como as ideias do nosso programa de acção foram acolhidas. É um programa elaborado por pessoas do atletismo, que conhecem as carências que a modalidade tem, e sentem a preocupação dos fazedores do atletismo", disse Joaquim Dombaxi, representante da lista C.

A lista C assegura ter garantias de um patrocinador para a instalação de duas pistas de tartan no país. Uma fica na cidade do Lubango, e outra, pode ser instalada na cidade do Huambo.

A lista tem como lema "olhar o atletismo por dentro" e propõe a criação do "programa Tóquio'2020" que preconiza a selecção de atletas e a criação de condições para que cheguem aos próximos Jogos Olímpicos, com as marcas mínimas indispensáveis.

Uma das prioridades do seu mandato é a organização interna da Federação e das Associações provinciais, factos que concorrem para a modalidade granjear respeito junto dos seus agentes e não só.

Sob o seu comando, Bernardo João pretende que a Federação promulgue o dia do atletismo; desenvolva trabalho junto dos principais clubes para que o atletismo faça parte do leque de modalidades que movimentam. Tem também previsto o cadastramento de atletas por escalão e género.

Além de Bernardo João, concorre à presidência da Federação Angolana de Atletismo, Carlos Rosa, que concorre a um terceiro mandato consecutivo.