Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Bicicletas pedalam nas ruas de Luanda

03 de Fevereiro, 2017

A nova direcção da Associação de Luanda aumentou o número de competições

Fotografia: Jornal dos Desportos

Uma prova de estrada de 95 quilómetros está programada para este sábado sob a égide da Associação Provincial de Ciclismo de Luanda. O evento, que abre o programa de actividades da época 2017 e reservada para o mês de Fevereiro, vai ter início no Km 35 da Estrada de Viana, junto à Bomba da Galp e passa por Catete, estrada da Cabala para terminar na Muxima.

No domingo, a programa reserva uma prova de circuito fechado de 30 quilómetros, com partida na Avenida Ho Chi Min, defronte a Vauco, passando pelo restaurante XL, campo Manuel Merenguel (RNA), Bombas da Galp, Bombeiros, Largo 1º de Maio e Avenida Ho Chi Min.

O programa de actividades da Associação de Luanda reserva também para o dia 11 do corrente, uma prova de contra-relógio individual de 15 quilómetros. A partida acontece defronte ao Hospital Municipal de Catete e término em Banza Quitele.

No dia 12 do corrente, realiza-se o contra-relógio por equipa numa extensão de 40 quilómetros. A partida acontece no Km30 da Estrada de Viana, passando por Catete, estrada da Cabala e regresso ao ponto de partida até completar o percurso.

No dia 18 está reservado a prova de estrada de 130 quilómetros. A partida ocorre no km 35 da estrada de Viana, segue para Catete, Via Dondo, e regressa a Catete. No dia 19, é realizado a prova de circuito ­fechado numa extensão de 30 quilómetros na Marginal de Luanda. O evento fecha o leque de provas do mês de Fevereiro. A partida acontece defronte à ENSA, Porto de Luanda, retorno no Banco Nacional de Angola (BNA).

Um total de quarenta e seis atletas estão inscritos e a organização aguarda outros concorrentes até hoje à tarde. A prova é disputada na classe masculina e pode contar com três senhoras, mormente, Adalgisa Santos, Graça Gonçalves e Nelinha.

Prevê-se a participação das equipas Benfica de Luanda, Stamp Futebol Clube, Escola Macov, Núcleo do Cazenga, Kambas do Pedal, Kambas da Bicicleta, Amadores Cicloturistas (ACT), Rádio Vial, Amigos da Cidade do Kilamba, Jicate Scott, entre outras.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o secretário-geral da Apcil, José Guedes, disse que as condições estão criadas para se cumprir o programa de provas para o presente mês.

"Esperamos que os atletas e o clubes de Luanda adiram às nossas provas", perspectivou.