Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Bié alberga iniciados e juvenis

Rosa Napoleão - 01 de Julho, 2013

Crianças de todo o país reúnem-se em “festival” no mês de Agosto na cidade de Cuito

Fotografia: Jornal dos Desportos

A província do Bié está engajada na preparação do campeonato nacional de ginástica em iniciados e juvenis, que vai acolher de 11 a 15 de Agosto.Inicialmente previsto para Kwanza-Norte, o comité organizador local trabalha em parceria com a Federação Angolana na criação de condições de alojamento e de transporte interno das delegações participantes. O vice-presidente desportivo da Federação Angolana de Ginástica, Fernando Gomes, disse ao Jornal dos Desportos que, em função da mudança de local da competição, a sua instituição teve de alterar o programa de competição para que decorra sem sobressaltos.

“Tivemos de alterar as coisas, porque a província do Kwanza-Norte, que inicialmente devia albergar a prova, encontra-se sobrecarregada com outras actividades desportivas. As diligências foram feitas e, agora, estamos em condições para que a realização da prova seja na província do Bié”, disse.Quanto às condições inerentes ao “nacional”, Fernando Gomes confirmou o local da competição e das equipas, mormente, o 1º de Agosto, Agefir, Team Elite, Clube Desportivo Damar, Petro de Luanda, Associações provinciais de Cabinda, Kwanza-Norte, Uíge, Kwanza-Sul, Kuando Kubango e Benguela.

O campeonato nacional vai ser disputado nas modalidades de ginástica rítmica e tumbling e é qualificativo para a Taça de Angola agendada em Novembro próximo. A alimentação e transporte das equipas, de suas origens para o local da competição e vice-versa, estão a cargo da Federação Angolana de Ginástica. A província do Bié vai cobrir as despesas do alojamento e do transporte interno das delegações.

AGEFIR AUGURA
TITULOS NACIONAIS


As técnicas dos exercícios obrigatórios impostas pela Federação Angolana de Ginástica estão a dominar os trabalhos de preparação da equipa Agefir, que procura manter-se no auge nas disciplinas de ginástica rítmica e tumbling. Os treinos bi-diários decorrem no seu recinto, das 6 às 11 horas e das 16 às 20 horas. O técnico principal da formação do Agefir, Gomes de Oliveira, que trabalha com Jandira de Sousa para a disciplina de ginástica rítmica, disse ao Jornal dos Desportos que o grupo está empenhado e pretende manter o nível alcançado no campeonato das zonas Centro e Norte.

“A minha equipa está bastante rodada, nunca paramos de trabalhar e estamos dispostos a enfrentar mais um desafio. Somos os actuais campeões das zonas Centro e Norte e vamos a este nacional com o mesmo ritmo”, promete. Na lista dos atletas mais destacados do grupo Agefir, segundo o seu treinador, constam Luqueni Agostinho, Gerson Eduardo, Mário Caetano, Petra Jussara, Eunice Ferreira e Naiara Samuel.

1º DE AGOSTO
QUER MEDALHAS


A equipa de ginástica do 1º de Agosto, liderada pelo técnico Xungo Francisco, augura bons resultados no campeonato nacional de iniciados e de juvenis que vai decorrer em Agosto na província do Bié. O conjunto agostino efectua os treinos bi-diários no ginásio Jacinto Tchipa, no distrito de Kilamba Kiaxi. Xungo Francisco, treinador principal da equipa, disse ao Jornal dos Desportos que o grande objectivo é somar medalhas e habilitar-se para a Taça de Angola. “A minha equipa vai estar presente para competir a sério; mantenho a minha confiança nos atletas, com destaque para os ginastas Paiva Pedro, Muto Francisco, António Bilares e António Eduardo, que vão disputar as provas de tumbling e de solo”, disse.