Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Bi apura atletas para So Silvestre

Joo Constantino- Cuito - 14 de Dezembro, 2014

Bi apura atletas para So Silvestre

Fotografia: Jornal dos Desportos

Augusto Chilulo, Jorge Domingos e Maurício Lussate vão vestir as cores da selecção provincial de atletismo do Bié, depois de travarem grande despique na recta final da prova qualificativa. Os três atletas subiram ao pódio com tempos dentro de 33 minutos, cinco a mais do estipulado pela organização da maior prova de fundo da região Austral de África, a São Silvestre de Luanda, para beneficiar de um prémio especial.

Figueiredo Martins e André Cawissi, apesar de fazerem tempos dentro dos 33 minutos, contentaram-se com o quarto e quinto lugares. O sonho de correr em Luanda com as cores da selecção provincial ficou adiado.

EM FEMININO

Regia Rebeca, Teresa Mussina e Raquel Namacuva representam a província do Bié na corrida de Luanda. A primeira venceu a prova com o tempo dentro de 38 minutos. A segunda chegou com um minuto de atraso e a terceira com dois minutos.

PARALÍMPICO

Dos quatro atletas que partiram do bairro Caluapanda, junto ao rio com o mesmo nome, apenas dois cortaram a meta de chegada junto à sede do governo provincial. Alberto Lussasse e João Feliciano, com tempos dentro de 35 minutos, representam o Bié na São Silvestre de Luanda.

Na classe feminina, a veterana Befília Mbuio foi a única concorrente e percorreu os dez quilómetros em 40 minutos. A atleta está autorizada a vestir as cores da selecção provincial do Bié.

REACÇÕES
O treinador do Misto do Bié mostrou-se satisfeito com os tempos dos atletas. Óscar Eduardo disse ao Jornal dos Desportos que os atletas dispõem de “muita experiência” nessa competição e as condições estão criadas para “uma boa representatividade” na São Silvestre de Luanda.

O director provincial da Juventude e Desportos do Bié, Jacinto dos Santos, assegurou a existência de condições administrativas e financeiras para “boa participação” da delegação biena.