Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Bié destaca grandes conquistas

Sergio V.Dias, no Cuito - 16 de Novembro, 2015

Bié destaca grandes conquistas

Fotografia: Sergio Dias,Bié

O secretário-geral da Núcleo Provincial do Desporto para Deficientes do Bié, Manuel José Chimuco, enalteceu em entrevista concedida ao Jornal dos Desportos, os ganhos obtidos ao longo destes 40 anos que o país assinala a Independência Nacional.Manuel Chimuco que fez uma abordagem em torno daquilo que é o crescimento do desporto nesses anos, disse que com a proclamação da Independência Nacional a 11 de Novembro de 1975, este movimento deixou de ter um carácter “meramente colonial”.

“De uma forma geral, o desporto em Angola, e no Bié, em particular, passou a ter um carácter nacional, assentada numa base de organização dos clubes e associações desportivas, que culmina com a criação das federações das várias modalidades”, disse.O responsável do órgão que superintende o desporto paralímpico no Bié referiu, nessa perspectiva que a província do Planalto Central obteve inúmeros ganhos ao longo destes 40 anos de Independência, com particular realce para a modalidade de futebol.

“Durante esse período o Bié atingiu ‘ene’ ganhos a nível das competições nacionais, particularmente no futebol, uma modalidade em que se fez presente em várias competições nacionais, em que se fez representar em três ocasiões no escalão maior, o Girabola”, disse.Manuel Chimuco sublinha, por outro lado, que durante estes anos o Bié tem se notabilizado também a nível do atletismo, da ginástica e do desporto paralímpico.
“De facto o Bié tem registado grandes feitos a nível destas modalidades, quer no plano nacional, quer no internacional”, realça.

Manuel Chimuco ressalta, ainda, os níveis de crescimento da modalidade de basquetebol no Bié. “Por mérito próprio a nossa província vai desfilar hoje na fina-flor da modalidade, surgindo nos palcos entre os grandes do basquetebol no país”, frisou.
O interlocutor do “JD” assinala, porém, que tudo isso deve-se, em grande medida, a aposta que o Governo fez na construção e reabilitação de muitas infra-estruturas.

A título particular, Manuel Chimuco aponta a reabilitação do pavilhão gimno-desportivo do Sporting do Bié, hoje uma infra-estrutura de referência do desporto nessas paragens, assim como o estádio de futebol da agremiação.“Além desta aposta na construção e reabilitação das infra-estruturas, o processo de massificaçao desportiva desencadeada a nível de diferentes modalidades são outras das notas dominantes ao longo deste 40 anos da Independência Nacional do país”, concluiu.