Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Bi supera Huambo no amigvel

08 de Dezembro, 2014

O jogo entre as equipas do Bi e do Huambo serviu para medir os nveis competitivos e deixou encantado o secretrio geral do Ncleo Provincial dos Desportos Paralmpicos do Bi

Fotografia: M. Machangongo

O Misto do Bié de basquetebol em cadeira de rodas revelou uma postura avassaladora no jogo amigável disputado no Pavilhão do Sporting, na cidade do Cuito, diante do Misto do Huambo. Os caseiros venceram os visitantes por expressivos 56-34.

O desafio inserido nas festividades do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, assinalado a 3 de Dezembro, foi testemunhado por adeptos ávidos em verem desfilar basquetebol em cadeira de rodas de “primeira água”. A equipa biena, orientada tecnicamente por Justo Mussuli, assumiu o poderio do desafio a partir do terceiro período em que converteu 15 pontos contra apenas um da turma do Huambo, depois do equilíbrio verificado nos dois primeiros.

Pese embora o ritmo intenso imposto à equipa do Huambo nos dois primeiros períodos de jogo, houve um equilíbrio no resultado. Nos tempos parciais, os bienos permitiram empate a 12 pontos e depois apontaram 16 contra 12 do adversário. Desse modo, a equipa da casa chegou ao final do primeiro tempo a vencer por 28-24.

Na segunda metade do jogo veio então ao de cima o maior pendor ofensivo da equipa anfitriã, uma acção que lhe permitiu fechar a contenda com os já referenciados 56-34. Da Rosa, atleta que enverga a camisola do Misto do Bié, foi o melhor cestinha do jogo, com 20 pontos.
 
BOM CAMINHO
No final do jogo, o secretário-geral do Núcleo Provincial do Desporto Paralímpico do Bié, Manuel José Chimuco, valorizou a entrega dos atletas das duas equipas no jogo. O responsável destacou, nesse particular, a actuação dos bienos que melhoraram as performances. Por obra disso, lembrou, o Bié hoje está no leque das províncias mais cotadas do país nesta modalidade paralímpica.

“A postura evidenciada pela equipa biena prova que o terceiro lugar obtido no campeonato nacional de basquetebol em cadeira de rodas, disputado este ano em Malanje, não foi por obra de mero acaso”, disse. O Misto do Bié havia igualmente alcançado a terceira posição no campeonato nacional de 2013, em que actuara na condição de anfitriã. O jogo entre as equipas de basquetebol em cadeira de rodas do Bié e do Huambo foi patrocinado pela Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social (MINARS) do Bié.