Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

BKE da Huíla quer título no Judo

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 05 de Dezembro, 2013

Atletas e dirigentes da equipa huilana apostam na manutenção do principal troféu que ostentam desde o ano passado

Fotografia: Jornal dos Desportos

A revalidação do título de campeão nacional é o objectivo da equipa de judo do BKE da Huíla na competição que vai decorrer no próximo sábado e domingo, na província de Malange. O técnico Luís Filipe garantiu na cidade do Lubango que os atletas estão bem preparados.“Somos os campeões nacionais em título e queremos a revalidação do troféu”, avançou o treinador.

Luís Filipe assegurou que os atletas se sentem mais motivados para levantar o troféu do “nacional”, depois de conquistarem o título do torneio Copa Kano, realizado recentemente na cidade de Benguela. Dois dos três atletas participantes do BKE conquistaram medalhas de ouro nas suas categorias.Para o campeonato nacional, o BKE faz-se representar com dez atletas, que vão competir nas categorias de 60kg a +100kg. Do grupo, dois atletas são juniores e procuram ganhar rodagem competitiva, visando os próximos compromissos. Os atletas tiveram uma preparação que se cingiu na condição física, com realce para a resistência e aperfeiçoamento dos aspectos técnico-tácticos.

JUDO FEMININO

A prática do judo feminino continua a ser a aposta da equipa do BKE da Huíla. A agremiação da cidade do Lubango conta com uma equipa composta por sete atletas que fazem dupla categoria (júnior e sénior).O treinador Luís Filipe assegurou que a primeira avaliação dos níveis competitivos das atletas ocorreu na cidade do Namibe, onde participaram num torneio organizado este ano pela Associação Mulher e Desporto (AMUD). Embora todas tenham idade de juniores, a direcção da equipa BKE conta com as sete atletas para todas as provas nacionais de seniores e de juniores. A equipa do BKE da Huíla movimenta um total de 50 judocas nos escalões de juniores e seniores.A agremiação está desprovida de praticantes da categoria de juvenis pelo facto dos atletas que faziam esse escalão terem ascendido ao de juniores. Para preencher a vaga, a direcção promove o “recrutamento” de adolescentes que gostam de judo.