Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Bolt e Ibarguen são candidatos a prémio de melhor atleta do ano

02 de Outubro, 2013

Bolt é candidato a prémio do ano de atletismo

Fotografia: AFP

O jamaicano Usain Bolt, campeão olímpico e mundial dos 100 e 200 metros, e a colombiana Caterine Ibarguen, ouro no triplo dos Mundiais de Moscovo, estão entre os candidatos aos prémios de Melhor Atleta do Ano da IAAF.

A Federação Internacional de Atletismo escolheu dez homens e dez mulheres, por um grupo de especialistas da “família mundial do atletismo”, que incluiu membros da IAAF, directores de competições internacionais, atletas e jornalistas especializados.

Entre os eleitos, figuram “o rei da velocidade”, Usain Bolt, o ucraniano Bohdan Bondarenko, campeão do mundo de salto em altura, ou o recente recordista mundial da maratona, o queniano Wilson Kipsang.

Na lista feminina surgem os nomes, entre outras, da colombiana Caterine Ibarguen, campeã mundial e vice-campeã olímpica do triplo salto, e a etíope Meseret Defar, campeã mundial e olímpica dos 5.000 metros.

Os votantes começaram a eleger os melhores do ano por correio electrónico a partir de ontem até ao próximo dia 27. Uma vez terminado o processo de selecção, são designados os três homens e as três finalistas femininas, anunciados posteriormente pela IAAF.

O Conselho da IAAF selecciona, então, os vencedores de ambos os sexos, cujos nomes são dados a conhecer na Gala Mundial de Atletismo, a 16 de Novembro.
Na lista dos 20 candidatos constam os atletas Mohammed Aman (Eti), Usain Bolt (Jam), Bohdan Bondarenko (Ucr), Ashton Eaton (EUA), Mohamed Farah (GB), Robert Harting (Ale), Wilson Kipsang (Que), Aleksandr Menkov (Rus), LaShawn Merritt (EUA) e Teddy Tamgho (Fra); as atletas Valerie Adams (Nzl), Abeba Aregawi (Sue), Meseret Defar (Eti), Tirunesh Dibaba (Eti), Shelly-Ann Fraser-Pryce (Jam), Zuzana Hejnova (Che), Caterine Ibarguen (Col), Sandra Perkovic (Cro), Brianna Rollins (EUA) e Svetlana Shkolina (Rus).