Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Bolt quer optar pelos 200 metros

06 de Agosto, 2014

Contudo, o "The Times" assegura que as declarações estão correctas, ficando no ar a pergunta: disse ou não disse?

Fotografia: AFP

Após ajudar a Jamaica a levar o ouro no 4x100m nos Jogos da Commonwealth, Usain Bolt revelou que se vai concentrar na disputa dos 200 metros, a sua prova favorita, na sequência da temporada. "Acho que já fiz o bastante nos 100 metros", disse o velocista à rádio BBC, da Inglaterra.

Bolt é o actual recordista e campeão olímpico e mundial nos 100 e  200 metros. Mas nunca escondeu a sua preferência pela segunda prova. "Sei que as pessoas querem-me ver correr bem rápido os 100m, mas eu amo os 200m e quero fazer algo especial a mim mesmo. Então, o meu principal objectivo são os 200 metros", declarou.

Bolt cravou o recorde mundial nesta prova há cinco anos, no Mundial de Berlim, com o tempo de 19.19 segundos. Ele, no entanto, ainda não está satisfeito. Quer correr abaixo dos 19 segundos. "Sempre disse que quero correr abaixo dos 19s. Este é uma das minhas grandes metas e um dos meus sonhos. E com certeza vou treinar duro para ver o que acontece."

Apesar disso, Bolt não negou que continua a correr a prova dos 100 metros, a mais tradicional do atletismo mundial. A sua próxima prova é justamente nesta distância, no Rio de Janeiro, num torneio de exibição, no dia 14. Depois compete nesta distância em Varsóvia, no dia 23, e em Zurique, no dia 28.

Bolt revelou que a prova dos 100 metros deixou de ter o mesmo apelo por causa da sua idade. Prestes a completar 28 anos, ele diz que tem sofrido  com o desgaste físico ao longo das últimas temporadas. "Eu vejo uma diferença no meu corpo principalmente depois dos exercícios. E também tenho de trabalhar um pouco mais duro e não posso sair tanto quanto eu costumava".

POLÉMICA
A participação de Usain Bolt nos Jogos da Commonwealth esteve envolta em polémica, depois de uma jornalista do "The Times" ter escrito que o campeão olímpico dos 100 e 200 metros tinha caracterizado a prova como uma "pequena m...". A jornalista refere que tal aconteceu na passada terça-feira e que o recordista  teria dito que os Jogos Olímpicos foram "melhores" e que não se estava a divertir nos Jogos da Commonwealth

(Comunidade Britânica). , que são uma "pequena m...". Esta versão já foi desmentida pelo atleta, através da sua conta na rede social Twitter: "Acordei agora para este nonsense... Jornalista, por favor não crie mentiras para fazer manchetes". Também o empresário de Bolt desmentiu as declarações, bem como responsáveis pela organização do torneio. Contudo, o "The Times" assegura que as declarações estão correctas, ficando no ar a pergunta: disse ou não disse?