Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Bolton quer repetir tripla vitória

09 de Agosto, 2013

O velocista jamaicano quer estar ao nível dos grandes desportistas como Pelé

Fotografia: AFP

 Se Usain Bolt conquistar mais três medalhas de ouro olímpicas ficará registado na História.
“Ganhar três medalhas no Rio significa que estarei no nível de lendas como Mahammad Ali e Pelé. Então, estou preparado para trabalhar muito e fazer todos os sacrifícios dos atletas limpos. Eu posso fazer isso”, afirmou Usain Bolt. O jamaicano rebateu mais uma vez as dúvidas de que poderia correr dopado.

Os boatos ganharam força após diversos atletas jamaicanos serem apanhados no exame anti-dopagem no último mês, entre eles o amigo de Usain Bolt, Asafa Powell, e Veronica Campbell-Brown, principal velocista do país.

De acordo com Usain Bolt, ele está “limpo”, e disse que ainda não acredita no que ouviu sobre Asafa Powell e que alguns detalhes sobre o caso precisam ser de esclarecidos.


Doping vale quatro
anos de suspensão


A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) aprovou ontem o regresso aos quatro anos de suspensão em casos de doping, no âmbito do futuro Código Mundial Antidopagem, a entrar em vigor a 1 de Janeiro de 2015.

“O novo código da Agência Mundial Antidopagem reflecte o nosso compromisso de fortalecer as sanções para os casos graves de uso de produtos dopantes”, refere em comunicado a IAAF, que aprovou, por aclamação, a alteração de dois para quatro anos de suspensão.

O atletismo sofreu em meados de Julho um grande abalo, com o anúncio de controlos positivos aos velocistas Tyson Gay e Asafa Powel e a Veronica Campbell-Brown, a escassos dias do início dos Mundiais de Moscovo.

“A IAAF tem uma enorme obrigação ética para com a esmagadora maioria de atletas e dirigentes que acredita num desporto limpo”, refere a nota, que recorda ainda que há muito que o organismo pedia o agravamento das sanções por doping.

O comunicado refere ainda que “a IAAF não vai vacilar na sua determinação de fazer todo o possível para erradicar a trapaça”.