Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Bonducho é hoje sepultado

Avelino Umba - 11 de Agosto, 2014

Antigo jogador do Progresso do Sambizanga faleceu na quinta-feira vítima de doença

Fotografia: José Soares

O antigo jogador do Progresso Associação Sambizanga, José Maria da Costa “Bonducho”, falecido na passada quinta-feira vítima de doença, vai hoje a enterrar às 10h00, no Cemitério de Santa Ana.

Aos 60 anos de idade, Bonducho, embora não tenha feito parte da primeira equipa, foi uma das figuras proeminentes da historia do Progresso do Sambizanga, onde além das suas performances em campo, se notabilizou na resolução de muitos problemas que o clube atravessou no passado.

Participante activo da vida do clube sambila, Bonducho, defesa central nos anos 80, destacou-se pelo posicionamento em campo, onde dificilmente era superado pelos seus adversários. A sua forma de abordar os lances impunha respeito a qualquer adversário. Durante os anos em que serviu o Progresso do Sambizanga demonstrou a sua regularidade.

O jogo que mais o marcou como jogador, segundo referiu numa entrevista dada em tempos ao Jornal dos Desportos, foi diante do Ferroviário da Zâmbia, o primeiro que disputou a nível internacional. O vice-presidente para o futebol do Progresso do Sambizanga, Manuel Dias dos Santos, lamentou o trágico acontecimento daquele que em vida deu o melhor de si em prol do clube, sendo um dos ídolos dos amantes do futebol sambila.

“Estamos a viver dias muito tristes, pois não faz muito tempo, depois de Luís Cão, o clube volta a perder mais um dos seu filhos”, lamentou. Salviano Magalhães, um dos companheiros de longa data de Bonducho, disse ao JD que o colectivo de amigos e os ex-jogadores do Progresso do Sambizanga encontram-se bastante abalados pelo infausto acontecimento.