Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Bonificações de volta ao Tour

08 de Março, 2015

A Volta a França em bicicleta vai ter novidades nas etapas em linha

Fotografia: DR

T odas as etapas em linha, da próxima edição da Volta a França, em bicicleta, vão ter bonificações, anunciou sexta-feira a organização da prova gaulesa.

Pela primeira vez em oito anos - a edição de 2007 foi a última com bonificações -, os três primeiros de cada etapa em linha do Tour vão receber um bónus: dez segundos para o vencedor, seis para o segundo e quatro para o terceiro.

O regresso das bonificações foi anunciado em Outubro, durante a apresentação da prova em Paris, mas a organização não tinha ainda decidido se as mesmas iam aplicar-se  apenas nas etapas em linha ou para a totalidade do percurso, finalmente ficou decidido pela primeira fórmula.

"”Vamos introduzi-las na corrida como forma de compensar o contra-relógio do primeiro dia em Utrecht (Holanda). A ideia é dinamizar a primeira semana da prova”, disse o director da corrida, Thierry Gouvenou, a AFP.

Christian Prudhomme, director do Tour e que sempre se mostrou reticente quanto à introdução de bonificações, sublinhou que a alteração não vai perdurar: “Continuo a pensar que o tempo real é preferível, mas sou pragmático. As bonificações justificam-se em função do percurso. Esta, é a primeira vez depois de muitos anos, que vamos ter os dez primeiros dias em plano.”