Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Botswana organiza em 2014 Jogos Africanos da Juventude

22 de Março, 2013

A Associação dos Comités Olímpicos Nacionais Africanos (ANOCA) e o Governo do Botswana assinaram um acordo relativo à organização dos segundos Jogos Africanos

Fotografia: AFP

A Associação dos Comités Olímpicos Nacionais Africanos (ANOCA) e o Governo do Botswana assinaram um acordo relativo à organização dos segundos Jogos Africanos da Juventude previstos para 2014 em Gaberone. O acordo, que marca a confirmação oficial dos direitos de organização, foi assinado a 12 de Março em Gaberone pelo ministro da Juventude, Desportos e Cultura do Botswana, Shaw Kgathi, e pelo presidente da ANOCA, general Lassana Palenfo, de acordo com um comunicado oficial divulgado em Abuja, capital da Nigéria.

Falando no termo da cerimónia de assinatura, o ministro tswanês disse que “foi um percurso longo e difícil que começou em 2011, quando a ideia da organização dos segundos Jogos Africanos da Juventude pelo Botswana surgiu pela primeira vez”. Por sua vez, o presidente do Comité Nacional Olímpico do Botswana, Negroes Kgosietsile, agradeceu ao ANOCA por ter reconhecido o potencial do país para organizar estes jogos. Por sua vez, o general Lassana Palenfo sublinhou a importância desta competição que reúne jovens com menos de 18 anos de idade e que se realiza de quatro em quatro anos.

Para ele, “os jovens de 54 países estarão no seu melhor para competir e aprender também uns com os outros”. “Amizades de toda uma vida vão, evidentemente, ser feitas aqui e lembranças indeléveis ocorrerão aqui igualmente. Enfrentarão este desafio e a nossa esperança é que estes jogos sejam os jogos da inovação, da criatividade, da alegria, do esforço e da divulgação dos valores olímpicos”, acrescentou.
A primeira edição dos Jogos Africanos da Juventude decorreu de 13 a 18 de Julho de 2010 em Rabat, em Marrocos.


Helicópteros causam morte na Alemanha

Uma pessoa morreu ontem numa colisão entre dois helicópteros da polícia alemã que sobrevoavam o estádio Olímpico de Berlim, durante um exercício de segurança. O departamento de bombeiros de Berlim confirmou a existência de um morto e vários feridos resultantes da colisão a baixa altitude, ocorrida durante uma tempestade de neve. A imprensa alemã adianta que e vítima mortal era o piloto de uma das aeronaves. O acidente decorreu durante um exercido de preparação da polícia alemã para lidar com eventuais situações de violência entre adeptos no estádio de Berlim.


Martin faz dobradinha
na Volta à Catalunha-2013

Daniel Martin, da Garmin, conseguiu ontem a dobradinha numa das etapas de alta montanha da Volta à Catalunha, ao ser o primeiro a chegar a Port Ainé, final que coincidiu com uma contagem de categoria especial. O norte-americano era até ontem o novo líder, sucedendo ao espanhol Alejandro Valverde, da Movistar, que abandonou no decurso da tirada devido a queda.