Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Boxe ergue bronze

Rosa Napoleão - 13 de Setembro, 2015

Fotografia: Ndombele Bernardo

Com a conquista do boxe, Angola eleva para duas o número de medalhas conquistadas nos Jogos Africanos que decorrem no Congo Brazzaville, depois da prata obtida por Pedro Pinotes, na natação, na categoria de 400 metros estilos.

Os dois outros concorrentes do boxe, mormente, Vidal Gaeta (75 kg) e Adilson Ramiro (64 k) não foram além das preliminares.


JIU-JITSU
Taça Zé Dú
exibe atletas


A realização dos dois torneios Zé Dú em Ju-Jitsu serviu para mostrar à sociedade angolana o processo de formação de atletas profissionais em curso nas diferentes academias espalhadas em Luanda. A afirmação é do presidente da Associação Provincial de Ju-Jitsu, Ndongala Kiala Pangui.

O responsável, que fazia o balanço das duas actividades, assegurou que não estão a formar "bandidos", mas garantir as bases de sustentação do desporto individual angolano. Ndongala Kiala Pangui apelou aos encarregados de educação a incentivarem os filhos a praticar  o desporto. Como garantia, disse: "Existem regras e aulas adequadas que disciplinam os atletas dentro e fora do tapete da competição".

Para o presidente da Associação de Luanda, a Taça Zé Dú serviu para "divulgar, massificar, formar e atrair novos talentos" e permitiu a interacção entre os atletas, "um processo benéfico da formação do homem".

Kake Vodan foi o vencedor na classe individual e Cafam I brilhou na classe de equipas.

A realização do evento orçou em 300 mil kwanzas e contou com participação de 11 academias de Luanda, distribuídos nas categorias de cadetes, juniores e seniores.