Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Brasil acompanha ameaças

09 de Julho, 2016

Todas as possibilidades, todas as ameaças, todas as fontes de instabilidade foram identificada

Fotografia: AFP

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional brasileiro, Sérgio Westphalen Etchegoyen, garantiu na quinta-feira, a menos de um mês dos Jogos Olímpicos Rio2016, que todas as ameaças e fontes de instabilidade relacionadas com o terrorismo estão a ser acompanhadas.

"Todas as possibilidades, todas as ameaças, todas as fontes de instabilidade foram identificadas, estudadas e estão a ser acompanhadas", afirmou em conferência de imprensa com os correspondentes estrangeiros em Brasília, e frisou que "o mundo não tem sido o lugar mais seguro".

O governante não quis falar do trabalho das autoridades, relativamente à possível fuga do terrorista sírio Jihad Ahmad Diyab, ex-presidiário de Guantánamo, que foi acolhido no Uruguai como refugiado para o Brasil, como foi alertado pela companhia aérea Avianca.

O Almirante Ademir Sobrinho, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, também presente no evento, explicou que ao perder o paradeiro desse indivíduo, o Uruguai, "por obrigação, tem de informar toda a gente", e lançar um alerta que também inclui empresas áreas.

Porém, afirmou que não há "nenhum indício de que esteja no Brasil", pode "estar até no Uruguai".

Ao comentar a existência de um grupo, em português, nos serviços de mensagens instantâneas Telegram, criado pelo Estado Islâmico, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional reconheceu que existe uma "guerra psicológica" e uma "campanha dirigida ao Brasil".

Durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, vai haver um centro de informações para o evento, gerido pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), e outro centro de inteligência dos serviços de estrangeiros, em que participam os serviços de informações de 116 países.

Também presente no encontro, o ministro da defesa, Raul Jungmann, afirmou que 100 por cento dos compromissos assumidos com o Comité Olímpico Internacional (COI) estão cumpridos.

O ministro lembrou que os jogos podem ter 85 mil homens envolvidos no esquema de segurança, e que existem ainda reservas de contingência.
São esperados 10.500 atletas de 206 países, no Rio de Janeiro, de 05 a 21 de Agosto.


NATAÇÃO
Holub confirma apuramento


A nadadora Tamila Holub viu confirmada a primeira presença em Jogos Olímpicos, depois da realocação de vagas dos mínimos B, na prova de 800 metros livres, revelou na quinta-feira o Comité Olímpico de Portugal.

Um dia depois de Portugal ter visto mais uma atleta assegurar a presença nos Jogos - Eleonor Tavares alcançou o mínimo ao vencer na quarta-feira o concurso de salto à vara do "meeting" de Franconville, em França -, Tamila Holub reforça o contingente luso de natação.

A confirmação do apuramento da nadadora portuguesa, surgiu um dia depois desta sagrar-se vice -campeã europeia de juniores, nos 800 metros livres, em campeonatos que decorrem na cidade húngara de Hódmezővásárhely.

Com a confirmação de Tamila Holub, a missão portuguesa ao Rio2016 atinge os 91 qualificados, que inclui cinco na natação.